17.11.13

Dica de Leitura: A Graça da Coisa

Não canso de declarar meu amor pela Martha Medeiros pelo mundo, quem faz pouco caso dessa escritora não sabe o que ta perdendo. Eu considero a Martha como uma professora da vida, é a única escritora que me faz sair rabiscando o livro, escolhendo os melhores ensinamentos, as melhores crônicas, que me faz pegar o livro e sair lendo aleatoriamente alguns trechos, tipo Bíblia sabe? rs. É impossível não terminar um livro dela com a sensação de que aprendeu muito, porque realmente você aprende a ver as coisas simples da vida com outros olhos.

As vezes o que pode atrapalhar uma leitura de um livro da Martha é a falta de cultura, e assumo a culpa que tenho as vezes nesse item. Não conheço tantas coisas, obras, livros e filmes, pelo menos nem sempre os que ela comenta, mas mesmo quando ela se baseia em um fato ou obra artística pra fazer uma crônica, é possível manter a boa leitura e compreender a mensagem que ela quer passar, garanto.

A coisa que mais amo nesse livro, é que se uma ou outra crônica traz o amor carnal como tema, pode ter certeza que está longe de ser coisa de amorzinho romantizado por mulher, bem longe disso. Não traz histórias cliche de romance, nem tampouco dicas para achar o cara certo. O livro está bem longe de ser classificado como algo de auto-ajuda, na minha opinião, ele apenas traz momentos simples e temas comuns do dia-a-dia e nos faz aprender e a suavizar a vida, tirando o olhar obscuro com tudo o que acontece. A real é que ela apenas compartilha situações vividas e a gente simplesmente aprende. 
O Livro:  A Graça da Coisa | Autora: Martha Medeiros  Editora: L&PM Editores Páginas: 216 | Link Para Comprar  Classificação: 
Curiosidade: Os Livros de Crônicas  e Contos da Martha têm os textos publicados no decorrer de um período nos jornais O Globo e Zero Hora. Esse tem um intervalo entre 2011 e 2013.

Esteticamente o livro não tem segredo, capa bonita que mostra um homem vivendo sua vida e pelo que pude compreender o catavento seria "A graça da coisa", as coisas simples que temos que lembrar e carregar com a gente no decorrer da vida. A contracapa traz a minha crônica preferida do livro: Medo de Errar. Trouxe alguns dos melhores ensinamentos e frases para compartilhar com vocês.

"Para ser feliz, bastava estudar (magistério para as moças), fazer uma faculdade (Medicina, Engenharia ou Direito para os rapazes), casar (com o sexo oposto), ter filhos (no mínimo dois) e manter a família estruturada até o fim do dias. Era a maionese tradicional." (Medo de Errar).

"A Maior sacanagem do mundo é não dar amor a quem não espera outra coisa. Um filho não espera outra coisa dos pais. A maior benção do mundo é receber amor de quem a gente menos espera. E esse amor pode vir de qualquer um." (Vidas Secas)

"Paixão é estágio, amor é profissionalização. Paixão é para ser sentida; o amor, além de sentido, precisa ser pensado." (Construção).

"Não tenho motivo para ser quem não sou, para adaptações de última hora , para adequações tiradas da manga. Não quero mais frequentar rodas de estranhos cujas piadas não vejo a minima graça." (Minha Turma).

Leia também: O Macacão Branco, A Mulher e o GPS, Coragem... e todo o livro s2. Achei tão bonitinho o vídeo de apresentação do livro que resolvi compartilhar com vocês, vejam só:


E ai, alguém já leu? Gostou tanto assim quanto eu? hehe. Quem não leu corre pra algum site e compre o seu.

Beijos, Camila Mabeloop

Comente com o Facebook:

3 Comentários

  1. Já li uns livros da autora, mas esse ainda não conhecia. Vou atrás para ler.
    Uma ótima semana.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nem a autora, nem o livro kkk mas, fiquei curiosa para ler. Beijos.
    vivianyteodoro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @Viviany Teodoro, hahah vc precisa ler. Nem que seja algumas crônicas só na Internet pra conhecer rs

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo