11.1.14

Câmera em Ação: 1° Semestre Rádio e TV

Eu sei, já levei bronca na pesquisa de público por isso, fiquei de falar sobre a faculdade e acabei fazendo só um post sobre isso. Mas estou de volta falando sobre profissão e o curso de graduação que estou cursando. Tenho muitos leitores que gostam dessa categoria e não posso esquecer dela, né? rs. Antes de começar quero falar ~de novo, porque já contei nesse post como foi a escolha do curso e da faculdade~ eu falo muito sobre culinária aqui no blog e muita gente vive perguntando porquê eu não faço gastronomia: simples, eu gosto de cozinhar, me arriscar, aprender, deixar queimar rs, amo comer, mas não me vejo nessa área, acho que é muito mais dom do que técnica e apesar de toda profissão ter isso, eu sempre tive um pé cheio de amor na produção audiovisual então ainda estou em RTV que acho que a técnica pode ajudar bastante. Quando me falaram sobre uma matéria optativa as duas que pensei foram: cinema e gastronomia, mas não me vejo realmente tendo tanta habilidade para essa profissão, então vamos a essa profissão que no Brasil quando se diz que cursa Rádio e TV o cara pensa que tu vai consertar rádio e televisão, haha.

Vamos conversar um pouco sobre as matéria que tive e a visão que formei da profissão? Nesse período tive 5 matérias: Estrutura de Roteiro, Linguagem Sonora e Musical, Introdução ao Radio, Comunicação Social e Arte e Cultura. Eu conversei em particular com vocês sobre a matéria de estrutura de roteiro, mas tenho mais coisa pra falar ó.

Estrutura de Roteiro: Foi certamente a matéria que mais gostei, a que foi mais tranquila em relação a notas e a que a professora me conquistou logo de cara. Eu não tinha muita ideia do que a gente ia aprender, mas quando conheci essa disciplina me encantei de verdade pela área. A parte complicada é ter que assistir os filmes tentando analisar a estrutura e as aulas realmente necessitam disso porque você não vai ver em casa sozinha, não vai. Então é bem puxado ainda mais assistir filme cedo sempre fico com sono. Mas o conteúdo é muito gostoso de estudar, ler e analisar sinopses, aprender sobre toda a documentação que pede um roteiro, aprender alguns gêneros de filmes, histórias, contos, montar a história a partir de uma ordem de fatos é muito desafiador, mas me deu muita vontade de trabalhar com isso futuramente, novelas, filmes, séries, é um mundo realmente fascinante. Um dos trabalhos foi a atividade extra sobre monstros, tínhamos que ler Frankenstein e desenvolver um monstro, em peça de teatro, vídeo, desenho, qualquer maneira. Meu grupo optou por vídeo e a alma de blogueira aqui deu a ideia de fazer em estilo "Draw My Life", confiram e vejam se curtiram a ideia doida, rs.


Linguagem Sonora e Musical: Essa matéria foi a mais difícil pra entender a didática, sério. Não sei se foi bloqueio com o professor que chegou assustando, se eu não me adaptei a forma de ensinar ou se minha dedicação foi super fraca, mas foi complicado. Eu assisti muitas vídeo aulas sobre os assuntos pra tentar entender, até fiz um post sobre hits musicais em orquestras, tentei de todo jeito compreender sobre os instrumentos, quais são usados em determinados momentos do filme, o que sugere a música, tipos de músicas para as cenas de filme, mas são análises muito intensas e na hora da prova já sabem, né? Parece que tudo piora. O professor deve ter solicitado uns 20 filmes pra assistir, mas nem quero falar sobre isso, teve até de terror, socorro haha. Quero tentar me dedicar mais a matérias como essa, principalmente pelo ponto fraco que tive, e encontrar mais meios de estudo, dicas?
Imagem Arquivo Pessoal
Arte e Cultura: Gente, essa matéria também foi difícil pra caralho. Meu professora era muito bom, adorava o jeito que ele explicava, mas história nunca entrou na minha mente e era muito detalhe pra aprender, muita técnica, muitos movimentos, muitas épocas artísticas, muitos artistas, muitas obras, infinitas. Cheguei a visitar o Masp, a Pinacoteca - tinha que ter ido a outra exposição que não lembro, e nem fui, rs - mas realmente foi quase missão impossível. Mas gostei muito de como o professor contava as histórias, de um modo divertido. Comecei a gravar as aulas e perdi/fui furtada meu Iphone bem nas semanas antes das provas, se eu não me engano, então foi terrível. O professor passou bastante trabalhos em sala, o que ajudou a prepara melhor a gente, muitos em grupos, mas mesmo assim foi difícil

Introdução ao Rádio: Certamente essa foi a mais chata, as outras eram difíceis e tal, mas essa era terrível. História, pura história do rádio, ficar ouvindo coisas antigas, ideias loucas, ai foi realmente difícil lidar com a matéria, com os trabalhos dela e tudo mais. Teve uns momentos finais que foram legais como analisar as rádios propostas e escutar como era a programação, estudar o público, o site e tudo mais, gostei bastante desse trabalho apesar de ter pego uma rádio chata pra mim ~Jovem Pan FM e AM. Porém eu achei que era só a FM e acabei nem escutando a FM, mas consegui realizar o trabalho. Outro foi uma gincana com perguntas sobre Rádio Comunitária, as leis e etc, foi legal a maneira que o professor realizou a atividade, mas fora isso foram 6 meses de sono. hahah.
Comunicação Social: Acredita que essa matéria é online? Pois é, no começo achei interessante a ideia de não ter que ir na segunda-feira pra facul, mas olha é uma droga. Eu não sou auto-didática e não consegui aproveitar o conteúdo - péssimo - oferecido no site. Mas não da pra fugir dessa, vários alunos da Anhembi Morumbi - onde curso - tentaram acabar com o método online, mas infelizmente foi em vão, e só pra você ter noção as vídeo-aulas possuem em torno de 5 minutos, e mais o conteúdo escrito que parece Wikipédia. Acho dinheiro jogado no lixo. Mas, vamos ver se pelo menos eles cumprem a promessa de melhorar esse conteúdo.

Foi difícil, realmente o primeiro semestre é como dizem, aquela coisa massante. Apesar de tudo ainda não me arrependi, não me acostumei muito com a diferença cultural com a galera, mas é sempre bom conhecer pessoas e personalidades diferentes. Acho que as maiores dificuldades mesmo são: aprender a lidar com a mudança de Ensino Médio para Graduação, porque na faculdade os professores realmente não estão nem aí se você está entendendo, anotando ou sei la. Alguns ainda disponibilizaram conteúdos no site da faculdade, área de alunos, mas nem tudo. E também o fato do curso pedir muita coisa em grupo, televisão e rádio são produzidos em equipe, então agora é a hora de amadurecer e saber ser profissional e trabalhar, chega de mimimi - fico o aviso pro povo da sala, mas acho que ninguém vai ler isso mesmo, hahha. Como qualquer curso, requer leitura, pesquisa, anotação, e se possível grave tudo o que puder. Eu assumo que passei suando, porque não tive as melhores notas, mas espero melhorar, sempre me dediquei aos estudos e pretendo aproveitar que ainda não estou trabalhando nem estagiando pra da conta. Que venha o segundo semestre.

Gostaram? Quem ai já esta na faculdade? Cursando o que? Quem quiser dicas de profissão é só navegar nessa categoria aqui.

Beijos, Camila Mabeloop
Twitter | Ask | Google+ | Instagram 

Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Primeiramente: amei o vídeo, muito interessante mesmo! Quanto ao seu curso, acho que a escolha e sua, li pra ver se me interessava (To em dúvida ainda sobre qual curso escolher, não me decido nunca), mas não me interessei muito não, as vezes tenho a impressão que nunca vou encontrar um curso que me agrade realmente, mas ainda tenho três anos pra escolher e espero conseguir escolher um que me agrade de primeira. Gostei do seu post, acho que deveria fazer muitos posts sobre profissões em geral, é legal pra quem ta em dúvida ler e tudo isso.
    http://www.diarioruivo.com/

    ResponderExcluir
  2. @Stella Valim,hehehe calma, eu mudei tanto e decidi de ultima hora, super normal rsrs. Vou tentar atualizar mais falando de todas as profissões, é algo que ajuda geralmente ne? Obrigada Ste, beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu me apaixonei por rádio e TV do nada, ja quis fazer tanta coisa, mas em tudo eu via algo que me desanimava, mas em rádio e TV não, nada me desanima, não estou cursando ainda mas sempre olho as grades das universidades e gosto muito das aulas e com vc falando mais detalhado eu amei ainda mais, tenho certeza que é isso que quero. Continue fazendo posts assim por favor, rs.
    Beijo
    16apenas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. o que ando mostrando é apenas os trabalhos que fazemos, pois a aula em si, é complicado, pois é mais na prática né. Vamos ver esse semestre. Está pronta para esse ano??


    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  5. Cheguei agora no seu blog,e já estou amando... Principalmente estes posts sobre o curso, porque quero fazer ele <3 Têm algum livro obrigatório para ler ? mil bjooos...

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de fazer Radio e TV, entre tantos cursos esse foi o que mais me interessou, porém sou muito tipo MUITO tímida tenho pavor de falar em publico (trauma de infância) e por esse motivo todos que me conhecem dizem que eu deveria desistir dessa ideia pois eu não me daria bem em uma profissão onde a comunicação é essencial. Mas de qualquer jeito eu pretendo arriscar, mesmo morrendo de medo de quebrar a cara, porque sinceramente não tenho outra ideia de curso em mente rs
    Adorei seu blog, vou acompanhar sempre, que saber mais sobre o curso <3 Bjs

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo