7.1.14

Dica de Leitura: A Lista Negra

Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg 
ISBN:  9788565383110
Ano: 2012
Páginas: 272
Classificação:  (Excelente) 
Onde Comprar: em breve!

Ufa, ufa. Respira. Se acalma. E segue a vida com com os aprendizados dessa história. Foi assim que eu tentei me acalmar depois de ler esse livro. Já contei que não sou grande fã de saber muita coisa sobre os livros que vou ler, vejo algumas indicações, classificações e me arrisco. Esse livro eu encontrei na livraria, mas nem estava com a intenção de ir comprá-lo no dia, apesar de ser um dos meus desejados, mas ai quando vi a capa pessoalmente foi amor a primeira tocada e vista, essa capa é certeza a capa de todos os anos, sério. Eu amei mesmo, ela representa muita coisa do livro e você se sente envolvido por ela. Peguei e assim que eu terminei o que estava lendo comecei esse, não me aguentei em resistir e ler o que estava antes na "fila" rs. E não me arrependo, ainda bem que adiantei essa leitura.

O livro conta a história de Valerie e Nick que são um casal de namorados que estudam no Colégio Garvin no Ensino Médio. Eles sempre sofreram muito com o Bullying, então acabaram criando uma lista. A Lista Negra com os nomes das pessoas que praticavam o mal pra eles, e desejavam a morte delas. A questão é que Valerie nem imaginava que esse plano acabaria sendo levado muito a serio pelo seu namorado. Nick resolveu botar o projeto pra funcionar. Em um dia chegando na escola, ele resolve colocar tudo em prática e acaba matando muita gente e se matando, após a Val interromper a loucura que ele estava fazendo e ainda, salvando a vida de uma de suas "inimigas". Quando ele morre, acaba deixando toda a culpa, suspeita e energias negativas pra Val que sofre muito para poder superar tudo isso. Superar as dificuldades de andar, porque ela é atingida, as dificuldades da ausência de Nick, de voltar ao colégio, de continuar a vida.
O livro é muito tocante, é impossível não se emocionar. Em vários momentos tive que segurar o nó na garganta, respirar e tentar continuar. As pessoas deveriam fazer desse livro algo obrigatório, pode ser no ensino médio, na faculdade ou simplesmente pra você receber essa experiência. Para quem teve história com Bullying vai ser muito mais emocionante, no caso muita gente porque quem não sofreu Bullying ou não foi a escola ou era do time que praticava. O livro tem uma estrutura que faz você se entregar na história, prestar a atenção na narração, nos detalhes, imaginar tudo, amar o Dr. Hieler e odiar muita gente, e no fim perdoar também. Só senti falta de uma coisa no livro, uma lista mesmo tipo no início ou no final com os nomes, seria interessante, mas nada que tire a qualidade dele.

Fora o bullying que se passa, a história ainda trabalha questões familiares. A Val não recebe o apoio necessário da família e isso afeta muito o tratamento dela. Sempre ouvimos falar que a base familiar é tudo na vida, e ela não tem essa estrutura. O Pai dela é muito cruel, foi realmente o que mais mexeu comigo, eu poderia dizer que é inacreditável o que se passa, mas sei que tudo aquilo é muito real. E exatamente por esse lado que é mostrado acredito que essa também é uma leitura obrigatória para os pais, que sempre reclamam dos seus filhos muito tempo no quarto, das roupas estranhas, do tempo no computador, do namorado esquisito. Há um fundamento pra tudo isso, e esse livro pode ser melhor do que muitos psicólogos por ai. A história é triste, um pouco pesada, não é algo pra se divertir e sim para refletir. Chorei, me emocionei e apesar de tudo, achei lindo. Virou favorito.

Eu confesso que não esperava tanto, achava que ia ser mais um romance massante do que uma história pertinente e encantadora, que é o que realmente o livro é. Até hoje foi o livro que mais me emocionou e o que eu mais recomendo na vida. Obrigada Jennifer Brown por mais do que uma história, uma lição de vida.

Gostaram? Alguém já leu? Ficou com vontade de ler? Ah, FELIZ DIA DO LEITOR HAHA!

Beijos, Camila Mabeloop

Comente com o Facebook:

7 Comentários

  1. Eu estou louca para ler. Vou até anotar o nome para poder comprar *o*
    A resenha me tocou bastante e parece ser um livro que você nunca vai esquecer. De certa forma me emocionei!

    ResponderExcluir
  2. @Templa Campos, Anota e compra mesmo, é muito indicado, realmente me emocionou bastante. Beijoos, volte sempre <3

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler!
    A história me lembrou bastante o filme Heathers.

    Adorei o blog, parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/12/2015

    Eu queria te fazer uma pergunta, esse livro qualquer adolescente pode ler? eu não vou me sentir muito abalada não?

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Por ser estudante de psicologia, eu adoro saber mais sobre temas com o este. Já tinha visto este livro algumas vezes, mas nunca tinha me interessado em saber sobre o que se tratava. Fiquei muito curiosa pra saber como a Val lidou com toda essa situação. Já está na lista dos desejadíssimos.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo