15.1.14

Seu Blog: Visitas x Visualizações de Páginas

Bem uma das categorias mais votadas na Pesquisa de Público é a de dicas para blog, mas nem sempre tenho o que compartilhar, estou aprendendo a cada dia e apanhando cada vez mais dos programas que ajudam na hora de administrar um blog, como o Google Analytics que nos permite saber os dados estatístico do blog. Vira e mexe, tipo quase todo dia vejo umas publicações de blogueiros nesse grupos do Facebook, querendo saber porque tamanha diferença entre os dados que mostram no Blogger e o que mostra no Google Analytics. Então hoje quero falar um pouquinho do que sei aqui pra ver se da um help, ok?

A diferença propriamente dita é bem simples de entender. Visitas é quando uma pessoa entra no seu blog, independente se ela vai navegar ou não, entrou já ta contando. Agora visualização de página, que geralmente é um número maior e é o número que o Blogger apresenta, é quando a pessoa navegou, viu mais de um post, entende? Tipo, eu vou entrar no seu blog - 1 visita. Eu entro em 5 posts - 5 visualizações de páginas. Fim. Agora qual é melhor e mais confiável?

Fonte: Google
Então o Google Analytics é como se fosse ou é exatamente, um programa onde você pode rastrear tudo sobre seu público. Você configura ~e essa é a parte mais difícil~ e consegue saber basicamente tudo o que precisa e mais um pouco, como sexo, cidades, idade, origens, tempo de duração no site, visitantes únicos, visualização de páginas e muito mais. Pra configurar você precisa se cadastrar no site, cadastrar seu blog com o link e obter um código, dai esse código você coloca na página do layout mesmo aqui no blog, não precisar entrar diretamente no html, só adicionar um novo elemento de html e colar. Basicamente é isso, mas cada opção avançada vai exigindo mais alguma coisinha e eu nem posso falar muito porque ainda estou tentando.

A questão maior, não é nem no início do blog, é que quando as empresas começam a pedir mídia kit, informações do blog e tal, você precisa de uma fonte confiável e de números mais exatos, e isso o Analytics da de sobra, tem muita coisa e você pode fazer várias comparações, pesquisas e tudo mais. É assim que a gente é vigiado na web, hahaha. Não tem como, tudo o que você faz vira dado de alguma maneira, e por exemplo eu acabo sabendo os horários que vocês mais acessam o blog, o que ajuda na hora da divulgação e tudo mais. Então é uma ótima forma de fazer seu trabalho crescer e ficar profissa. rs

Fonte: Google
Enquanto no Blogger você só tem acesso a algumas informações como visualizações de páginas do dia, dia anterior e do mês. Tem a área de postagens, que é legal pra saber o que as pessoas estão vendo, quais os posts mais acessados, mas é bem pequeno as informações. Não da pra fazer confiavelmente um "TOP 10 de posts mais acessados do ano", por exemplo. Você também vê origens de tráfegos, as vezes descubro aqui que algum blog me indicou, ou colocou no blogroll, pelo retorno que recebo. E público que você vê todos os países do mundo te acessando, muito duvidoso.

Mas pra quem ta começando agora, ou nem pretende levar essa brincadeira tão a sério, não precisa se preocupar em se matar pra conseguir deixar tudo em ordem. Mas é legal pra quem quer expandir cada vez mais o público e apresentar direitinho os dados do seu blog para empresas que querem anunciar e tal.

Existem outros sites que ajudam a saber os dados do blog, como o Histats. Ele é bem legalzinho, se aproxima bastante das informações do Google Analytics, eu já tive ele aqui no blog, mas acabei tirando pelo Analytics. Ele também mostra mais informações que o do Blogger, da pra comparar os dias, e você só precisa colocar um código do contador, que você pode personalizar e escolher o que vai ficar mostrando tipo visitas e quantas pessoas estão online. É bem legal, fácil e muita gente usa.

E ai, ajudou? Ainda tem alguma dúvida? Comenta ai que tento ajudar rs.
Beijos, Camila Mabeloop
Twitter | Ask | Google+ | Instagram 

Comente com o Facebook:

11 Comentários

  1. Nossa, não sabia de nada disso :)
    amei seu post, vou dar uma olhada nesse site que indicou \o

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, ajudou bastante... bjss
    http://mufevblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar mesmo sobre isso mas nunca uma explicação como essa, me ajudou bastante. Já reparei mesmo que os números do blogger são diferentes, sei lá kk obrigada por compartilhar isso com nós! Um beijo ♥♥♥

    http://iintheclouds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Camila, uebaa, que bom que ajudou, fico feliz, e olha sim que ajuda bastante <3

    ResponderExcluir
  5. @mufev, ufa que bom que ajudou, fico mega feliz <333 bjus

    ResponderExcluir
  6. @janaina moura, sério? ai que vom que ajudou Janaina, espero que fique seja bem útil rsrs. Obrigada, beijoos

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia da existencia desse processo não. Porém agora entendi a diferença kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ficarei de olho nisso.


    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  8. Desde que eu comecei com o blog, uso o Analytics por ser bem mais completo! Sem contar que o do Blogger, mostra visitas de robôs e tal, o que é péssimo! Adorei o post, gata!
    Ju
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, vou dar uma olhada agora mesmo :)

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre faço isso!!Amei o seu blog,
    Estou seguindo e se puder me segue?
    O blog também está no Google + é só clicar em “ adicionar a” que está em baixo do lookbook.
    Siga a minha Fan Page que está em baixo dos seguidores
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. u amei o seu blog! Achei muito bacana! Parabéns pelo sucesso! Eu também sou blogueira e estou aprendendo também. Acho que é um aprendizado constante. Se quiser conferir o meu, basta acessar raphaelaqueiroz.com ! :) Bjos e tudo de melhor!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo