11.4.14

Dicas Para Fazer Resenha Literária

Oi gente, tudo bem com vocês?

Eu queria compartilhar algumas coisas do que já aprendi nesse mundinho de blogs. Nesses últimos tempos eu conheci muuuuitos blogs novos, através dos comentários de vocês, dos encontros de blogueiros, das redes sociais, de tudo quanto é canto. E claro que as resenhas é um assunto que está praticamente em todos os blogs sendo eles apenas literários ou não. Eu adoro isso, porque cada blog que você entra o estilo de leitura é diferente, e mesmo que seja uma resenha só pra variar entre outros assuntos, é importante pra incentivar cada vez mais a leitura. Eu por exemplo nem leio tanto quanto queria ou quanto os blogueiros literários, mas sempre que leio uma coisa boa gosto de compartilhar.

Só que, eu fico triste quando abro um link de resenha e encontro a sinopse do livro e outros erros chatos. Não que eu seja a resenhista perfeita de livros, longe disso, mas como leitora eu vim deixar umas dicas de como melhorar as matérias literárias que vocês blogueiros publicam. Quero deixar claro que estou falando sobre resenhas de blog, que a gente adapta para atrair o leitor e usa uma linguagem totalmente informal, não uma resenha como fazemos na faculdade e etc. É por isso que prefiro o termo "dica de leitura" como uso aqui no blog, eu não faço resenhas, dou dicas de livros que acho interessante ler e que indico para os leitores. Mas enfim, chamem como quiser só que o foco aqui é uma coisa mais blogosfera.

1. O Erro da Sinopse
É muito chato abrir uma resenha a procura de opiniões, saber se o livro é bom ou não e a gente só encontra a sinopse do livro. Quando você for publicar uma matéria é preciso pensar que o diferencial ali é o que você acha. Os leitores, as editoras, os escritores procuram isso, é péssimo entrar e só encontrar o que todo mundo já encontra no site da editora, no site de vendas, no skoob, sabe? Tem que ter relevância e diferencial.

2. Citações
Outra coisa muito chata é encontrar na resenha apenas citações do autor, sabe? O blogueiro faz uma introdução, coloca a sinopse e quando vai dar a sua opinião encaixa com falas do autor, ou então nem coloca opinião, só enche o post de quotes. É uma droga isso. Pra ler citações a gente encontra fanpages, Tumblrs, Twitter, matéria só de citações etc etc etc, não faça da sua resenha um conjunto de citações.

3. Opinião sem fundamentos
Tem hora que fica na cara quando a pessoa leu ou não o livro que tá resenhando. Porque tem gente que é assim, quer ganhar audiência no blog, quer fazer resenha do livro que ganhou da editora parceira, quer fazer a cult, mas não leu coisa nenhuma. Isso é simples gente, simplesmente não faça a resenha. Se for pra falar que gostou do livro porque a história é fofinha e porque a capa é linda, melhor não fazer. Opine, isso é importante. Quem lê uma resenha busca por opinião, lembre-se disso. Uma coisa que você percebe a resenha é boa, é quando o blogueiro/resenhista fala como se fosse amigo dos personagens, conhece tudo e fala das atitudes e tal, sinceridade e conhecimento sobre o livro.

4. Organize sua resenha
A pessoa começa falando do autor, fala de um personagem, vai pra editora, volta pra outro personagem. Sério, que confusão é essa?! Eu faço isso, misturo tudo o que vai vindo na cabeça, mas claro que antes de publicar reviso mil vezes ate encontrar o lugar certo pra cada frase. É importante deixar a leitura coerente, ou ninguém vai entender nada.

5. Destaques
Além de deixar destacado o nome do autor, editor, ano e a sua classificação pro livro (eu como leitora, logo busco a nota que o blogueiro deu pro livro), também é legal destacar alguns pontos no texto, serve colocar em negrito pra partes que você quer que receba mais atenção, serve dividir alguns tópicos. Muita gente não lê sua resenha inteira, fato. Então eles buscam por pontos de destaque pra descobrir de uma maneira rápida se vale a pena ou não a leitura.

6. Spoiler
Acho que eu não preciso nem falar que não só eu como metade do mundo (ou mais) odeia ler uma resenha e encontrar o que vai acontecer na história. Nossa que chato. Nunca contem demais, não deixem vazar pontos importantes que não são óbvios e que pode adiantar a leitura do outro, isso é mega chato.

7. FOTOS, FOTOS, FOTOS
Afinal, sobre o que é seu blog e sobre o que é seu post, livro ou fotografia? Como eu tenho raiva de buscar uma resenha e encontrar mais de 10 fotos do livro no mesmo post. Cara, eu já entendi a capa, já vi detalhes, agora vamos da uma trabalhada na resenha? Sério. As vezes é incontrolável porque a capa é linda e sai varias fotos bonitas, mas deixa pra postar nas redes sociais, ok? Não precisa encher seu post com milhões de fotos. Acho 3 o suficiente pra dividir e descansar os olhos do texto, quanto maior o texto da pra incluir mais, mas não da pra fazer uma resenha só com fotos, né?

8. Plágio
Por si só plágio já é chato, agora de resenha é foda. Você nem leu o livro e ta copiando a resenha do outro blogueiro, poxa que feio. Nem quero falar muito, mas se liga.

Resumindo o que se deve fazer em uma resenha é ser sincera, não ficar em busca de audiência porque se você nem curte lê, vai transparecer isso na matéria. Lembrar de colocar informações relevantes que vão ajudar o leitor a encontrar o livro e também perceber se aquela leitura vai ser legal pra ele, sabe? Ajudar. É esse o foco, o resto é publicidade barata.

E vocês, o que acham importante ter em uma resenha? Ou não ter?

Bjs, até a próxima!

Comente com o Facebook:

22 Comentários

  1. Adorei seus toques para nós blogueiros literários, tenho que me policiar nas resenhas enormes,kkk,gosto muito de escrever e de expressar muito o que li, então acaba que as vezes a resenha fica enorme...mas vou me policiar a partir de hoje.Muito bom seu post.
    PS: como não poderia ser diferente, segui, curti,e segui no g+..
    Bjs
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii linda!

    Adorei as dicas. Gosto sempre de ler se estou fazendo tudo certinho.

    Parabéns pela postagem!

    www.acidamentesensivel.com

    ResponderExcluir
  3. ai finalmente algum blogueiro falou sobre isso, nessa parte de resenha eu sou péssima, cometo alguns erros que você citou, e tento mesmo assim fazer as resenhas. Mas obrigadissima, agora eu entendi melhor sobre como fazer uma resenha. ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei !
    Com certeza, vou seguir TODAS as dicas, na hora de fazer minha primeira resenha ♥
    Simplesmente apaixonada pelo post !
    Beijãooo !

    umpoucodefeminilidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Camila, era tudo que eu precisava neste momento, hahaha. Eu to tentando melhorar minhas resenhas de livros e adorei seu post, super útil, principalmente a dica 4! Blog Fan page  → Grupo de divulgação Grupo do blog

    ResponderExcluir
  6. Muito legal as dicas, pois na maioria das vezes as pessoas só colocam a sinopse, um foto achada no google e só.
    Dá muita raiva
    sigo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeei adorei adorei adorei o post!!! As dicas são maravilhosas e o assunto e mais maravilhoso ainda. Difícil encontrar esse tipo de dicas por aí, adorei mesmo. Parabéns. Aliás, faça mais posts com esse tipo de dica, só que de vários assuntos!! Amei.

    Http://raiannymartins.com

    ResponderExcluir
  8. Ai Deus, se eu falar que tenho varios livros mais não consigo ler? Sei la não consigo ler em casa, tenho tanta coisa para fazer no blog que acabo nem tendo tempo para ler, leio apenas nas grandes viagens para a faculdade kkk

    tenho que melhor minhas resenhas, mas para isso preciso ler mais. kk
    Ahh, eu gostei mesmo da ideia de encontro literário. Mas dar meu queridinho vai ser meio complicado kk Mas podemos marcar siim, gostaria apenas que decidimos onde e quando isso irá acontecer. Para já começarmos a escrever o post e ver se vamos ter ou não parcerias, para enfim a divulgação. Seria super legal ter mais gente esse ano.

    Kisu
    eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  9. @Simeia Silva,heheheheh obrigada Simeia! Olha as vezes o problema não é ser grande, mas acaba que expandindo o conteúdo e dando spoiler, ai é legal da uma policiada mesmo :) bjs

    ResponderExcluir
  10. @Carolina Tavares de Oliveira, São comentários como esses que me fazem feliz. Fico mega feliz de ter te ajudado um pouquinho, continue fazendo as resenhas, a prática é o melhor exercício :D

    ResponderExcluir
  11. @Um pouco de Feminilidade, eba!!!!! que bom que gostou e espero que realmente ajude <3 bjs bjs!

    ResponderExcluir
  12. @Aléxia Oliveira,af que felicidade quando alguém diz que o post foi útil rsrs. Espero que ajude mesmo Aléxia, um beijo enorme <3

    ResponderExcluir
  13. @Raianny Martins,EEEEEEEBA! Ain que bom que gostou Rai, espero que ajude. Pode deixar que vou fazer mais posts assim, tem algum pedido? heheh bjs enormes!

    ResponderExcluir
  14. @Pamela Dal Alva,menina tem que se policiar uehuheuhe, ai tenho que te responder um email ne? perdoa, to na correria com essas coisas do blog! Vamos organizar isso aê.

    ResponderExcluir
  15. Mas gente *-*
    Suas dicas são demais, Mabel! Parabéns! :)

    http://voceetaolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Camila pelo post, amei muito as dicas. Sempre quis ler dicas desse tipo, mas nunca encontrei de uma maneira que chamasse minha atenção. >< Estou amando cada vez mais seu blog :*

    ResponderExcluir
  17. Acabei de encontrar seu blog, mas já pretendo voltar sempre! Criei o meu blog recentemente, e comecei a fazer resenhas também, mas nunca tinha me ligado quanto ao fato de destacar as partes mais importantes. Achei essa dica super necessária, principalmente porque quando eu gosto de um livro, eu escrevo mesmo! Hahahah Sucesso, Camila! :*

    www.loonywriter.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Querida Camila, procurando dicas sobre resenha, caí aqui...
    Adorei e concordo com tudo que você disse... Dicas, práticas, simples e bem objetivas. Muito bom.. Obrigada e um beijão grande!

    Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, como você esta? Gostei muito das dicas que você me deu, na verdade eu tenho blog há um ano, mas era para uso pessoal, só para não esquecer as historias dos livros que gostei e agora depois das ferias vi muitos blogs que a principio eram bem legais e davam dicas de leitura, mas de todos os blogs que vi só um me respondeu e não ter retorno é muito frustrante por que eu esperava uma interação.
    Então pensei vou divulgar meu blog e mostra esses livros para outras pessoas e interagir com elas, mas para fazer isso eu acho que tenho que dar um ar profissional ao blog e você me ajudou muito com isso com as discas de como fazer uma resenha.
    Sei que terei muito trabalho pela frente e pelo que vi também terei muito que aprender. Vou deixar o link do blog aqui e se você puder me dar algumas dicas afinal estou começando agora e serei muito grato.
    Mais uma vez muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Dicas ótimas!Vou tentar melhorar minhas resenhas hehe

    www.dimensaodoslivros.com

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo