16.5.14

Dica de Leitura: Minha Metade Silenciosa


Autor: Andrew Smith
Editora: Editora Gutenberg
ISBN: 978-858-235-124-6  
Ano: 2014
Páginas: 304 
Classificação:  3.5/ (Muito Bom)
Onde Comprar: Submarino | Saraiva | Livraria Cultura 

Olá leitores, tudo bem com vocês? Hoje vim falar um pouco sobre o livro "Minha Metade Silenciosa" do Andrew Smith lançado no Brasil pela Editora Gutenberg. O livro conta a história do Stark McClellan mais conhecido como Palito. Ele tem 13 anos (termina o livro com 14) e nasceu com Anotia, que é a ausência ou deformação na orelha e por esse motivo ele sofre bullying na escola. O herói da vida desse menino é o seu irmão Bosten que faz de tudo por ele assim como Palito também é capaz de fazer de tudo pelo seu irmão. Os dois são muito amigos e unidos e é essa relação que vai movimentar a história toda. A relação deles com os pais não é nada boa fazendo com que vários traumas marquem a vida desses dois adolescentes que precisam lutar pela sobrevivência. Tudo muda quando seu irmão Bosten vai embora e Palito enfrenta de tudo para encontrar seu irmão. 
Quando eu li sobre esse livro na época do lançamento vi que ele era comparado ao livro "A Culpa é das Estrelas" e eu até agora não entendi o motivo. Quando comecei a ler achei que era parecido com "Extraordinário" um dos meus livros favoritos e de certa forma até é, mas muitas coisas são diferentes. Nesse o personagem principal já está com 13 anos quase 14 e não tem amor nenhum dos pais, ele e seu irmão são tristemente violentados, abusados, e cheio de regras que impedem que eles tenham uma vida normal e tranquila. A história sem dúvidas é incrível e envolvente cheia de relatos que te fazem repensar na vida. Mas a superficialidade dos fatos me incomodou, e eu não sei se isso é pelo fato de ser um garoto narrando (sim, garotos não dramatizam tanto quanto as mulheres na maioria dos casos) ou se pelo fato dos maiores acontecimentos acontecer com o irmão do Palito e não com o próprio que o é o principal da história.

Os pontos que fizeram o livro perder um pouco na qualidade, é que o autor acabou querendo trabalhar com muita coisa e acho que isso além de ter ficado sobrecarregado acabou deixando de lado algumas coisas como o problema do Palito, ele apresentava problemas com a autoestima e tal, mas o fato da "Metade Silenciosa" dele não foi tão intenso quanto eu imaginei que seria, senti falta do Stark e vi muito Bosten, o irmão que teve descobertas em questão a sexualidade, o irmão que tinha problemas maiores com o pai, o irmão que se drogava, foi muito "o irmão". Eu gostei muito do Stark e da história dele, mas eu queria mais dele.

A falta de amor e triste realidade que o livro retrata faz até doer e era reconfortante quando pessoas do bem apareciam e tratavam o Palito e seu irmão com amor e carinho. Ele só tem 13 anos, mas confesso que no livro parece que tem muito mais, pelas atitudes dele, pela vida amorosa, pela maturidade e acho que isso mudou tudo de um menino sensível para um menino corajosos e extremamente forte. Eu recomendo muito esse livro, você vai sentir várias pontadas no coração durante a leitura e você não vai parar enquanto não terminar. Espero que gostem como eu gostei.


Quem ai já leu? E quem ficou com vontade de ler também? :P


*Este post tem links com conteúdo comercial | Esse livro foi concedido pela Editora
Beijoooos, Camila Mabeloop

Comente com o Facebook:

  1. Olá, passando para avisar que o Blog Literamore voltou e veio com layout totalmente novo e em breve novas postagens também. Aguardo sua visita, abraços!
    http://literamore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo