14.5.14

TOP 5: Dicas Para Organizar sua Vida de Blogueiro


Oi leitor blogueiro, hoje as dicas são especialmente pra vocês que também se aventuram em um blog por ai. As vezes eu fico me perguntando como as grandes blogueiras dão conta de tanta coisa, porque eu com muito menos compromissos e problemas pra resolver já preciso me virar nos 30 pra cuidar de tudo. Mas resolvi deixar algumas dicas que uso pra cuidar da melhor maneira possível do meu cantinho, registradas aqui pra vocês que também precisam se organizar no meio de tanta coisa pra manter o blog atualizado, organizado e tudo mais. Essas dicas servem tanto pra quem trabalha, estuda quanto pra quem está iniciando ai uma "carreira de blogueiro". Meu caso é puro hobby com muito amor e dedicação, então espero que gostem das dicas e que ajude vocês.

1. Blocos de Notas
A dica mais importante é ter algo pra anotar todas as suas ideias aleatórias. Se você fica muito tempo fora de casa é realmente necessário ter um bloco de notas na bolsa pra anotar tudo e de preferência só do blog, porque senão anota numero de um telefone descartável na mesma folha de uma ideia brilhante e depois você joga fora e nem percebe.

2. Caderno de Organização
Esse tal caderno de organização é algo bem complexo. Existem várias formas de dividir um caderno pra deixar ele bem adequado pra você. E ainda pode usar junto com outras coisas da sua vida pessoal, já falei sobre o meu caderninho de organização (que hoje em dia não estou usando) e de como virtualizar esse caderno. Hoje eu uso um caderno apenas para o blog, nele coloco post-its no topo de cada folha identificar do que estou falando, mas você pode dividir cada parte com mais folhas pra ficar mais organizado. Eu uso mais ou menos assim.

- Organize os posts: São as ideias anotadas no bloco de notas de uma forma mais organizada em uma lista, as vezes se você precisa de algo pra poder realizar tal matéria coloque do lado "fazer fotos de tal livro" ou "gravar o vídeo". E quando publicar a matéria é só riscar ela da sua lista.

- Tarefas: Onde eu coloco o que preciso organizar no blog tipo: comprar layout, corrigir erro da página tal, criar página de colaboradores e assim vai. São coisas que precisam ser organizadas para o melhor funcionamento do blog.

- Editoras/Lojas Parceiras - Essa divisória é legal pra quem tem algum tipo de parceria com que você precisa manter um relacionamento, digamos assim. Quem tem parceria com editoras por exemplo sabe a confusão que isso pode se tornar. Na hora de solicitar os livros uma deixa pedir uma quantidade, a outra pede menos ou mais, uma permite enviar livros para colaboradores outra não, e você precisa entregar as resenhas e assim vai. Dai eu separei um espaço pra cada uma onde coloco essas informações do tipo da parceria, os livros que recebi pra ficar mais organizado. Se você tem parceria com lojas de maquiagem por exemplo, é legal colocar os produtos que você recebeu separado das lojas pra na hora de divulgar ficar tudo mais simples e organizado. Eu também coloco o e-mail de cada parceira e o nome da responsável pra facilitar a comunicação.

- Programação: Com essa divisão você pode organizar horários mais fixos, principalmente se você não tem o dia todo livre pra blogar. Por exemplo, aos domingos a tarde você pode separar um tempinho pra responder os comentários e emails que recebe, na quarta-feira pode ser seu dia de gravar vídeo pro seu canal no Youtube. Assim você já sabe quando vai fazer isso e prepara tudo antes pra que no dia dê certo.

- Sugestões
Uma coisa que eu levo muito em consideração são as sugestões que eu recebo dos leitores, aliás é muito mais fácil quando recebo pedidos de posts porque assim eu fico por dentro do que vocês realmente gostam e tento atender os pedidos, então o que vou recebendo de sugestão eu anoto, as vezes eu ainda não estou pronta pra tal post (informação + inspiração), mas fica tudo guardado hehe.

Pra vocês terem uma ideia de como isso pode ficar em uma planilha no Excel, fiz um exemplo basicão pra vocês. Clica na imagem que ela aumenta :)

3. Roteiro de Vídeos
Pra quem além de blogueiro também é youtuber (?) é interessante fazer um tipo de roteiro para os vídeos. Assim é como se você fizesse uma preparação pra não ficar tão perdido no vídeo e também deixa o conteúdo preparado. Eu por exemplo quando vou gravar vídeo de receita, escrevo toda a receita, os passos e as dicas importantes que não podemos esquecer e isso facilita muito na hora de gravar. A mesma coisa pra livros, coloco algumas informações, datas de lançamentos, editora e etc, isso também previne que você tenha que parar de gravar o vídeo pra correr atrás de alguma informação.

4. Agenda
Essa agenda pode ser tanto a sua agenda mesmo quanto uma igual a essa que tenho na lateral do blog. Eu não sou de ficar pegando a agenda pra olhar compromissos futuros, não consigo adquirir esse costume então é muito mais fácil anotar ali naquela agendinha. Pelo menos os compromissos relacionados ao blog eu deixo ali. As vezes coloco outros mega importantes pra eu não esquecer, já que ali eu olho com mais frequência do que qualquer outro lugar. Como eu fico sabendo sempre de vários lançamentos de livros, as vezes convites de eventos particulares e etc. acho legal pra organizar nossa vida de eventos de blogueira e também deixar a galera por dentro do nosso dia a dia, isso nos aproxima e também se faltar atualização naquele dia eles vão saber porque rs.

5. Programe os posts
Uma coisa que eu aprendi depois de tanto lutar contra, foi programar as matérias que saem aqui no blog. Antes eu ficava horas e horas na frente do computador procurando o que escrever, mas descobri que eu realmente só penso melhor a noite ou quando me da um tchutchu de inspiração. O ruim é que nem sempre as pessoas deixam a gente quietinha ali pra escrever, ou a casa tá um barulho só e isso suga toda nossa inspiração, por isso agora passo madrugadas escrevendo e resolvendo coisas do blog e durante o dia fico com as tarefas de casa, estudante, leitora compulsiva e etc. É claro que se você precisa acordar muito cedo isso não da tão certo, mas por exemplo se você tem as noites de fim de semana livre aproveite e programe logo uns 3 ou 4 posts para sair durante a semana no seu blog, assim ele fica atualizado e você não fica preocupado, é uma maravilha quando você consegue usar esse recurso. Reúna todas aquelas ideias anotadas e bota pra quebrar rs.


Ufa, são essas as dicas que acho mais relevantes na hora de organizar sua vida de blogger. Qual pra vocês é a mais importante? Qual dica vocês me dariam? hehe

Beijoooos, Camila Mabeloop

Comente com o Facebook:

20 Comentários

  1. Eu tenho um caderninho de organização onde escrevo tudo pro blog, principalmente ideias para posts que raramente saem do papel! mas eu acabei arrancando todas as folhas pois estava muito bagunçado...

    Eu tinha uma agendinha no blog há uns dois layouts atrás (hahaha') mas quando mudei esqueci de colocar de novo. Ela me ajudava a lembrar de trabalhos e provas... vou ver se coloco de novo :D

    Eu também tenho mais ideias à noite. Só que minha mãe não entende isso!

    Ótimas dicas, vou ver se coloco algumas coisas em prática.


    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, é realmente difícil se organizar, imagina quem ganha dinheiro com isso? :o
    Algumas eu sabia, outras são novas e já vou colar em prática ^^
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Mesmo já estando nesse universo a bastante tempo, eu sempre busco dicas novas para tentar me organizar melhor. Mesmo com o dia livre para blogar, acabo não tendo tempo, ou ficando perdida, graças a faculdade. Por falta de uma, tenho três agendas que uso pro blog, o problema é seguir todas elas.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o caderninho de anotações -mas ta desorganizado-, a agenda na lateral do blog e eu programo vários posts, deixo alguns em rascunho e quando chega no final de semana eu libero. Não tenho como ter sugestões, porque o blog é pequeno ainda.. Mas quando algum amigo fala algo legal para postar, eu já anoto. haha me identifiquei com essas dicas..

    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Eu uso uma agenda como meu caderno de organização (foi até sobre isso o meu último post) e uso também o excel, mas ainda não como você, apenas para montar alguns horários. Tento sempre ter onde anotar as coisas quando saio de casa, mas confesso que nem sempre lembro de colocar um caderninho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não sou tão oucupada mas li mesmo assim por que logo logo já vou me oucupar com estudos mais "pesados". Beijos!
    g01etilous.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. exatamente assim que me organizo haha, ótimas dicas :3 Believe In You Beijos

    ResponderExcluir
  8. @Polly Almeida, as mães não entendem, aliás elas tentam fazer com que tenhamos uma vida saudável, dormindo kk. Por isso que tudo pra mim só mudou quando ganhei meu notebook e um quarto pra mim, agora blogo loucamente hahaha. E tente voltar com a sua organização menina rs. Bjs

    ResponderExcluir
  9. @Lary Zorzenone, verdade, sem organização a gente se perde no dia e não sabe o que faz com tanto tempo rs. é bom mesmo ter tudo pra anotar. Bjs Lary :)

    ResponderExcluir
  10. @Bia França, Tudo perfeitinho em Bia, é assim mesmo conforme as coisas crescem o trampo tbm cresce rsrs. O ideal é realmente poder programar os posts, assim quando falta inspiração ja tem algo guardado la rs Bjs

    ResponderExcluir
  11. @Renata, ahhh eu tbm tenho uma pra horarios, alias tive na época que estudava em duas escolas e isso ajuda muito, o dificil é seguir ne? rs Ter horario pra escrever por exemplo nem sempre da certo, mas quem consegue se salva muito <3 Não esqueça mais o caderninho, bjs

    ResponderExcluir
  12. @isadora sena, isso mesmo ja vai aprendendo pra estar craque quando for preciso hehe bjs Isa.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas!!! Eu sempre curti dicas de organização pq eu costumo ser beeeem desorganizada! Hahahaha!

    Do Bem | http://dobem8.blogspot.com.br
    Bjooos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, Camila. Eu uso uma agenda para anotar os dias em que posto cada assunto e um caderno para notar todas as ideias que tenho e emails que tenho que responder. E ajuda muito, tudo fica organizado e eu não me perco quando surgem novas ideias.
    Um beijo.

    http://helofinato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. @Nay Bianchi, hahaha trate de se organizar menina <3

    ResponderExcluir
  16. @Heloísa Finato, isso mesmo Helo, ótimo jeito de se organizar <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, parabéns adorei seu blog, achei tudo lindo e organizado! Esse post me encantou!
    Já está na minha listinha de favoritos para poder ler sempre :)

    Tenho um blog onde dou dicas de organizaçāo, quando tiver um tempinho dá uma passada lá para conhecer: http://kalinkacarvalho.com.br/blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post Camila! E principalmente o último tópico, me identifiquei.
    Estou começando a seguir uma rotina de posts, mas nem sempre dá para trabalhar no horário que marquei, então vou tentar programar e sempre trabalhar para o melhor.

    falardeturismo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo