9.8.14

Dicas para limpar Livros & Estantes

Hoje tirei o dia pra limpar minha estante. Geralmente faço isso a cada quinze dias, mas fiquei um tempo sem limpar então caprichei. Como uma leitora tinha sugerido o post, perguntei nas redes sociais se era uma boa ideia, e vocês disseram que sim então resolvi mostrar algumas dicas aqui pra vocês sobre como eu faço para deixar tudo limpinho no meu canto favorito do mundo!

Eu vou deixar dicas em geral, mas é sempre bom lembrar que cada estante tem suas necessidades. As vezes o seu material não precisa tanto esforço para limpar e nem permite usar certos produtos, sempre certifiquem-se disso antes. E claro, o modo de organizar os livros também é bem pessoal, eu já deixei algumas sugestões de como organizá-los nesse post.

Resumindo a história dessa estante, ela era um armário velho de cozinha que estava jogado e minha avó e eu decidimos reformar (contei todos os detalhes da reforma aqui) e personalizar do meu jeitinho. Como era um armário velho, ela tem variações de tamanho, e algumas prateleiras não cabem os livros maiores, por isso a organização é bem variada. Vou explicar em breve em um post mostrando todos os detalhes :) A questão é que o armário era branco, e eu decidi manter a cor. Só que dá um trabalhão, qualquer sujeira aparece e como eu tiro fotos para o blog, tenho que tentar manter ela bem limpinha. Então vamos ao sufoco hahaha. As fotos meio tremidas por motivo de: trabalhando muito e cansaço extremo. 
1) Primeiro passo é tirar tudo da estante, claro hehe. Se possível deixa tudo em um lugar tipo a mesa, com os livros já organizados pra adiantar, mas caso você precise reorganizar ou decidir um modo diferente espalhe na cama que ajuda mais para encontrar.

2) Agora para começar a limpeza, eu usei o aspirador de pó pra tirar tudo que fica nos cantinhos da estante.

3) Se sua estante não sujar tão fácil e não tiver manchas, pode pular essa etapa. Aqui eu esfreguei com a escova um pouco de detergente e depois esse produto especifico pra mancha que é o sapólio, esse da Assolan é a mistura de Saponáceo com detergente e ajudou bastante tirando todas as marcas que tinha.

4) Agora para ficar brilhando hahah e com um cheirinho agradável usei um lustra móveis com um paninho úmido.
5) Para secar mais rápido, deixei um tempinho o secador ligado e passando nas prateleiras.

6) Nos livros, depende do seu jeito. Eu já usei um paninho úmido pra limpar e também com pano seco. Dai você pode variar a cada vez que for limpar (se fizer isso frequentemente) pra não acabar molhando o livro e nem deixando de limpar bem. Eu optei também por ligar o secador e passar um pouco no meio do livro. Segurei um pouco as folhas para não dobrarem e passei, assim o pó e sujeirinha interna também foram eliminadas (: 
 É isso gente, não tem muito segredo. O importante é limpar pelo menos de 15 em 15 dias. Vou contar que, dessa vez como enrolei encontrei até bichinhos na estante. Então evitem demorar pra fazer a limpeza. E se você como eu tiver mais tranqueira nela, limpe tudinho também pra não juntar pó. Espero que as dicas tenham ajudado, qualquer dúvida é só comentar!

E vocês como limpam seus livros e estantes?

Supeeeer beijo,

Comente com o Facebook:

15 Comentários

  1. Oii *--* este post está me ajudando muito ,por querer começar uma estante quando meu quarto estiver pronto .Nunca pensei que diria isso ''Mas quero ter varios livros'' sempre achei que eu nunca ia me apegar em livro ,por que so pegava em biblioteca e devolvia agr não penso mais assim .Quero ter meus cantinhos e pode pegar sempre um livro da estante e rele .. :) ,Bjs . Gosto muito do blog :) Parabéns. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehhe espero que te ajude no dia em que tiver seu cantinho Elo, é uma sensação ótima <3 Beijooos

      Excluir
  2. Post maravilhoso *-*
    Já tive muitos livros e limpava a cada 15 dias!! Mas como doei varios e os poucos que sobraram estão em uma prateleira pequena em meu quarto, não tenho trabalho e limpo quando limpo meu quarto :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegue manter a limpeza, mesmo com poucos livros é bom sempre limpar, que inveja desse desapego haha <3 Beijão Ca

      Excluir
  3. Nossa, como esse post é lindo! Vejo muita gente que ama os livros mas descuida nesse ponto, ou porque não liga para poeira ou esquece mesmo. Acho super importante a limpeza da estante e dos livros para a melhor conservação de ambos.
    Beijão <3

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, é muito importante pra manter conservado, ou tudo se estraga! Que bom que gostou do post Lud, beijão <3

      Excluir
  4. Oi Camila, tudo bem?

    Primeira vez que comento, mas não a que visito. Sou super apaixonada pelo seu cantinho e agora vim aqui agradecer por postar essa dica super útil, e também por manter um dos meus blogs favoritos ♥
    Bom, minha estante é amarela e meio antiga, mas eu gosto dela. Eu sempre organizo quando chega livros novos e sempre limpo a cada um mês, se não, eu morro hahaha Haja função e vontade, né?
    Adorei sua estante, muito linda mesmo! E cabe tudinho hahaha :)

    Beijocas,
    Carol.
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem e você?

      Ahh fico feliz quem goste e que acompanha o blog, espero te ver mais vezes nos comentários hehe! Fico ainda mais feliz em saber que foi útil, obrigada mesmo!

      hhehehe tá cabendo por enquanto, né? *o* Essa luta de organizar quando chega livros novos, scrr. Aqui é quase sempre, imagino que ai também, então acabo fazendo isso também pra não acumular bagunça rs. Um beijo Carol obrigada por acompanhar e comentar, viu? Também acompanho seu blog <3

      Excluir
  5. Dá um trabalho danado, né Camila? Tem vezes que passo o dia todo limpando livro por livro. Mas é tão bom ver nosso cantinho organizado e limpinho. Vale a pena todo esforço, adorei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô, e que trabalho hehe! Mas no final, vale a pena saber que estamos cuidando dos nossos tesouros rs. Um beijão Gaby!

      Excluir
  6. Nossa! É muita paciência. Não sou tão organizada assim hahaha

    Sonhos de Paris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHAHAH como eu amo minhas leitoras, tão sinceras <3 Mas tenta Elisa, pelo menos uma vez por mês, vai! rsrs

      Excluir
  7. Ai quanto livro, in love! Bju

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, nem tenho taaantos assim, vai! rs. Beijãoooo <3

      Excluir
  8. A minha estante é bem grandona, já que não é só para livros. Na verdade, tenho quatro prateleiras para distribuir meus bebês (que é mais que suficiente). Eu limpo só com paninho úmido e lustra móveis, já que ela é escura e quase não suja. Confesso que já faz um tempinho que a limpei. É que tem tanta miniatura e tranqueira que da uma lesera... Dicas ótimas ;) Ah! No momento, meus livros estão organizados por ordem alfabética de sobrenome dos autores, mas os livros dos parceiros estão separados :D
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo