18.12.14

Dica de leitura: Diário de Classe - A verdade

Autora: Isadora Faber
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582351055
Ano: 2014
Páginas: 272
Classificação:  (Muito bom)
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura | Americanas | Travessa
Você já ouviu falar a respeito de uma garota que fez de tudo pra mudar a educação do Brasil? Até eu receber esse livro, não fazia a menor ideia do que realmente se tratava. Sinceramente, não faço ideia onde eu estava que não soube das notícias sobre a grande Isadora, durante 2012 e 2013, mas felizmente ela lançou um livro e eu pude me aventurar por uma grande lição de vida.

Isadora Faber aos 13 anos decidiu criar uma página no Facebook para compartilhar tudo o que estava acontecendo de errado na escola que estudava, uma escola pública de Florianópolis (SC). Aqueles problemas que quem já estudou em escola pública provavelmente sabe bem como é: Falta de professores, merenda, estrutura desfavorável, etc. Mas a diferença é que Isadora não era uma aluna qualquer, ela queria estudar e queria melhorias para sua escola. Como as reuniões com a direção não eram suficientes, ela criou a fanpage e é aí que tudo começa.
 Aparentemente é uma atitude muito simples, mas ela levou a sério. Mostrava tudo, exatamente tudo o que rolava na escola e os estado em que ela se encontrava. Desde ventiladores, portas, banheiros, até os métodos de ensino dos professores. Infelizmente, nem tudo foi positivo. A página cresceu e muito, isso trouxe para a garota muita visibilidade na imprensa nacional e internacional, e claro que a escola estava sendo cobrada pelas coisas que a aluna mostrava na página. Isso causou muitas brigas, ameaças, represálias, processos, mas ela não se aquietou não. Com a ajuda dos pais e de pessoas que realmente acreditavam no seu sonho, de ter uma educação melhor, ela foi em frente e conseguiu muita coisa. Bom, pode ser que ao contrário de mim você já tenha ouvido falar dela que acabou se tornando um fenômeno, ganhou vários prêmios e participou de muitos programas de tv e palestras em eventos.

Mas tenho certeza que quem só acompanhou pela página, não faz ideia de todos os detalhes de sua jornada. O livro é incrível. Apesar de ser uma leitura bem diferente, é empolgante saber tudo o que estava acontecendo e é muito inspirador. Particularmente, eu estudei a maior parte da minha vida em escola pública e sabia muito bem do que ela estava falando, como dizem por aí "Só li verdades". Infelizmente sabemos que a educação no Brasil é um problema, e dos grandes que ninguém parece estar disposto a resolver. Nem eu, que apesar de muitas revoltas não fiz nada, mudei de escola já no segundo ano do ensino médio para uma escola particular, sofri as diferenças, mesmo não sendo uma escola de ponta, era bem melhor que uma escola pública.  
Tenho certeza que qualquer pessoa que ler este livro vai entender o que realmente se passa nas escolas do país. É uma vergonha, mas é uma vergonha ainda maior a gente ficar parado. Isadora fez diferente e nos ensina muito através de suas histórias. O livro é um poço de aprendizagem e de motivação. A leitura deveria ser obrigatória para pais, alunos, professores e profissionais do ramo (e todo mundo que estiver disposto a fazer a diferença). Nem que a gente leve ao menos uma pequena lição para o nosso dia a dia, que cada um faça um pouquinho, quem sabe um dia a gente chega lá. 

A leitura é fácil, tranquila e muito produtiva. Além de livro, adoraria que tivesse um bom documentário sobre o Diário de Classe, temos que eternizar essa história de todas as formas. Vou torcer pra muita gente ficar curioso com a leitura e ler também, vale a pena. Quem ainda não conhece nada sobre o projeto da Isadora Faber, comece curtindo a página dela no Facebook ;)

E aí, alguém já conhecia o Diário de Classe?

Supeeeer beijo,
Twitter | Instagram | Youtube
 *Este post tem links com conteúdo comercial | Esse livro foi concedido pela Editora

Comente com o Facebook:

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo