6.2.15

TOP 10: Filmes que representam bem a Mulher

Desde que eu era pequena, sempre me perguntava porquê tanta diferença entre os sexos. Falava pra minha mãe como era injusto todo mundo arrumar a casa (ela, minha avó, eu...) e os homens ficarem bebendo cerveja no sofá. Ou só a gente lava a louça enquanto eles sujam mais e nem se preocupam com quem vai limpar. Minha mãe sempre trabalhou mais que muito macho por aí, ela me teve muito cedo e precisava garantir meu sustento. Meu pai biológico, entra na história bem mais tarde pra cumprir com obrigações. E vai me dizer que ela é menor do que um homem? Ah, mas não é mesmo. E entre tantos outros exemplos, percebi que pra sociedade a mulher é menor que homem, e nunca me conformei com tal diferença.

Recentemente, o assunto cresceu bastante, e eu descobri que pra esse sentimento existe um nome: feminismo. Sim, sou feminista, e isso apenas quer dizer que acredito na igualdade social, política e econômica entre os sexos. E decidi que queria começar a falar mais desse assunto, não de uma forma tão séria, não sou lá uma Emma Watson da vida para saber me expressar tão bem e montar um discurso desses de deixar todos com a boca aberta. Mas de uma forma mais tranquila, quero mostrar pra vocês como nós, mulheres, somos incríveis, assim como vários homens também. O sexo não impede ninguém de ser alguém extraordinário. 

Então, pra começar a abordar o assunto por aqui, resolvi escolher 10 filmes que representam bem 
o papel da mulher no cinema. Aprendi com a Gabriela Barbosa que colabora no Depois dos Quinze, sobre Teste de Bechdel." O Teste de Bechdel possui o objetivo de avaliar a presença feminina em filmes, mas também serve para ser aplicado em séries ou livros, por exemplo", disse ela.

Ele funciona assim: para um filme (ou outra produção cultural) passar pelo teste, ele precisa responder apenas 3 perguntas.

1 – Existem duas ou mais mulheres com nomes?
2 – Elas conversam entre si?
3 – Elas conversam entre si sobre algo que não seja um homem?

Simples, né? Mas se você começar a assistir os filmes com outros olhos, vai perceber o quanto é difícil encontrar bons filmes que passam no teste. Claro, muitos passaram e não deixam a desejar. Então escolhi 10 dos meus favoritos para compartilhar com vocês. Sintam-se bem representadas com essas produções.

1. O Diabo Veste Prada
Esse é um dos meus filmes favoritos da vida. E depois de refletir muito eu entendi o motivo de amá-lo tanto. Ele me representa. Eu nunca fui muito fã de moda, vocês sabem. Mas não é bem sobre isso que o filme fala. Ao meu ver, ele mostra uma mulher, uma Jornalista, lutando pelos seus sonhos independente do que os outros falam ela faz o que acha que é preciso fazer. E tem uma chefe que é uma deusa, uma mulher super respeitada. E todas, podem ser vaidosas e fodas ao mesmo tempo.



2. Juno
Quem manda no meu corpo, sou eu! Esse filme ensina muito e conscientiza em vários aspectos, e não poderia de jeito nenhum faltar nessa lista.


3. Grande menina, pequena mulher
Adoro esse filme. As personagens me representam esquisitamente bem. Desde pequena sempre fui a mais madura da turma, e fui crescendo e gostando cada vez mais de coisas que supostamente só crianças podem amar, como parque de diversão e animações. E daí? Eu posso ser madura E gostar de desenhos animado, vlw?


4. Frozen
Quem disse que precisamos de um príncipe encantado pra resolver nossos problemas? Em Frozen, percebemos o quanto uma mulher pode ser poderosa, determinada, e podem salvar a si mesmas! Como não amar essa animação e as irmãs mais fofas do cinema?


5. Uma prova de amor
Uma adolescente lutando contra o câncer. Uma mãe desesperada e que ama muito suas filhas. E uma irmã, muito corajosa e pronta para salvar a vida da irmã, como ela deseja! Como não se emocionar com esse filme, maravilhoso?


6. Pequena Miss Sunshine
Quem precisa de padrão de beleza para ser feliz? :P


7. Escritores da liberdade
Esse é um dos filmes mais incríveis que conheço. Uma professora, que acredita que pode fazer a diferença na vida de tantos alunos da periferia. É demais de bom, e nos ensina muita coisa. Quem ainda não assistiu, coloca agora em algum site.



8. Jogos Vorazes
Tem como falar da representação do feminino no cinema e não citar Jogos Vorazes? Esse foi um dos filmes responsáveis por trazer o tema para debate. Uma família, com três mulheres lutando para sobreviver no Distrito 12. Até que Katniss vai como voluntária no lugar da irmã mais nova para os Jogos. E ela promete para Prim que voltará. E volta! E cria uma rebelião, e não deixa barato! É disso que tô falando braseeeel!



9. Malévola
Mais uma vez, o amor verdadeiro não vem só de príncipe encantado, gente! Malévola, se tornou um dos meus personagens favoritos de todos os tempos depois do filme que a Disney lançou em 2014. Rainha!



10. Chamada de Emergência
Uma mulher corajosa, e capaz de arriscar tudo para salvar a vida de uma garota. Com ela não tem tempo a perder, vamos resolver esse caso. Eita filme BOM!


Gostaram da lista? Sei que tem muito filme bom que representa bem a mulher, deixem nos comentários os seus favoritos também!

Acompanhe nas redes sociais

Comente com o Facebook:

23 Comentários

  1. Eu não sou Feminista, creio que sou mais Liberalista... Bom, não sei. Acho que sou nova pra julgar quais são meus ideais...

    Não conhecia todos os filmes, mas me bateu aquela vontade de assistir O Diabo Veste Prada pela 9648768 vez que.... ♥

    Com carinho, UNIcornizada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Nossa, oi, só vim responder porque é uma das primeiras pessoas que vejo que tem TH no Catharina além de mim haha estou feliz.

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/tag-sete-pecados-literarios.html

      Excluir
    2. Olááá
      Adorei a sua lista, meus parabéns pelas escolhas e amo de paixão a maioria dos filmes citados acima pois todos eles tem algo a acrescentar e sem dúvidas, nos representa muuuuito bem.
      Ótima lista e ótimo post haha

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/tag-sete-pecados-literarios.html Comente ;)))

      Excluir
    3. O diabo veste prada <333333 Bjs Lana!

      Verdade, Catharina! Que bom que gostou <3 Bjs

      Excluir
  2. Não vi todos, mas os que vi gostei muito. Vou ver os outros com toda certeza..
    Beijos
    http://www.mufevblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos são muito legais <3 Espero que goste!!!

      Excluir
  3. Nossa Temos gostos super comuns ,eu amo o filme O DIABO VESTE PRATA , ele é muito bom , já perdi até a conta das vezes que já Li .

    BLOG : http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/
    Esta rolando sorteio no blog La gente ,confira .

    ResponderExcluir
  4. Amoooo esses filmes <3 adorei o post, super feminista. Tem que ser né!
    Não conhecia seu blog ainda, já curti no fb pra não perder as novidades e vou querer voltar aqui sempre.
    Beijos
    http://bluepalmeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog, seja bem vinda!! <3 E é, tem que ser, pelo menos um pouco hahah! Beijinhos

      Excluir
  5. Já assisti quase alguns - O diabo veste Prada, grande menina pequena mulher, Jogos vorazes, malevola e Chamada de emergência - Amei chamada de emergência, o final é top!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é tipo, DEMAIS Q ISSO SENHOR! hahahha <3

      Excluir
  6. Já assisti alguns deles e são muito bons, vou assistir os outros!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste tanto quanto eu <3 Bjs

      Excluir
  7. Tu arrasou nas escolhas dos filmes,você sabe né? Amei já assisti todos menos Juno e Malévola acredita?
    Beijos

    www.brilhoeestilo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriiigada!!! E menina, assista Juno e Malévola, estão entre os meu favoritos da vida!! Amo! rsrs Bjs

      Excluir
  8. Oi ~ primeira vez visitando o blog. Já assisti a maioria desses filmes, diabo veste prada é um dos meus favoritos <3

    ResponderExcluir
  9. Malévola <3 Jogos Vorazes <3 Frozen <3 os melhores!

    barbie-prettysweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Todos os filmes que você citou aí, sem nenhuma exceção, são incríveis. E eles mostram mesmo a força que a mulher tem. Só não assisti 'Juno' e 'Escritores da Liberdade', ainda.

    Assim como você, eu também fico indignada com essa falta de igualdade entre os sexos. Poxa, em pleno século XXI, em? Me considero Feminista também, com muito a aprender ainda sobre o assunto. rs Enfim..
    Adorei o post! Ótimos filmes. Bjão, Camila.

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aê, tamo junto hehhe! Também tenho muito aprender, mas é importante começar a falar, né? E menina, assista Juno, filme maravilhoooso, assim como Escritores da Liberdade ;) Espero que goste! Bjs

      Excluir
  11. Que post incrível, hein? Amei.
    O diabo veste Prada, Grande menina Pequena mulher <33

    Beijos | Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo