27.5.15

Dica de Leitura: O Milagre


Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414011
Ano: 2015 
Páginas: 288
Classificação:  (Muito bom)  
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura 


Nicholas Sparks.
Tá aí um nome que divide opiniões entre os leitores. Uns o consideram o mais amado romancista da nossa geração, outros alegam que suas obras seguem sempre a mesma fórmula, apelando para uma morte ou a promessa de um casamento para arrancar lágrimas dos mais sensíveis. Há uma parcela divertida de leitores que apenas riem da previsibilidade das capas – duas cabeças flutuantes prestes a se beijar no centro da capa e uma imagem bonitinha do casal de mãos dadas ou observando o horizonte. E há os que apenas leem sem se unir a um grupo ou discutir gosto. Ou seja, Nicholas Sparks rende discussão. Mas contra fatos não há argumentos, o autor é um fenômeno comercial não só na literatura, visto que as adaptações para o cinema de suas obras também arrecadam milhões – e também dividem opiniões.
O Milagre” foi relançado pela Editora Arqueiro numa capa infinitamente mais bonita – a primeira impressão do livro é da Editora Agir – e com alguns cuidados que nós, leitores, amamos. Diagramação cuidadosa, nenhum erro de português ou de impressão e uma tradução mais limpa e fiel. Tudo bacana, tudo lindo, mas e a história?

Bem, a história segue o padrão Sparksiano. Paixão, dúvidas, Carolina do Norte, fé e um final emocionante.

Jeremy Marsh é um jornalista investigativo com foco nos temas sobrenaturais, mas, cético e inteligente que é, acabou por fazer fama desmascarando charlatões e lendas urbanas. Ele recebe uma carta de uma moradora de Boone Creek, na Carolina do Norte – SURPRESA! Se bem que Boone Creek é uma cidade fictícia – com um caso que chama sua atenção. Luzes misteriosas aparecem no cemitério da cidade durante a noite e os moradores já não se aquietam devido às várias teorias que ouvem e criam.

Ao conferir a aparição das tais luzes, Jeremy já anota algumas possibilidades e passa a investigar, até que se depara com uma bibliotecária bonita, charmosa, inteligente e nada simpática, visto que ela não quer Jeremy na cidade, pois ele atrairia o tipo errado de atenção para o local. A bibliotecária se chama Lexie Darnell, ela é neta da autora da carta que apresentou Boone Creek para Jeremy. Os dois continuam a se reencontrar, lendo os pensamentos de Jeremy, sabemos que a bibliotecária roubou seu coração. E Lexie, o que sente? O destino os colocou no mesmo caminho? O que são as luzes misteriosas? Como a cidade reagirá a pesquisa de Jeremy? O que é O Milagre do título?
Premissa básica e sem inovações, certo? Certo.
Mas como romântico bobão que sou, adoro um clichê e encontrei pontos interessantíssimos no livro. Sparks encarna um jornalista e enche a narrativa de Jeremy com curiosidades e coincidências sobre a história, o que torna a história ainda mais verossímil. Os personagens coadjuvantes são cativantes e fazem toda a diferença na dinâmica do livro, que, confesso, demora a empolgar o leitor. O Prefeito Gherkin e seu amor por Boone Creek, Alvin, o melhor amigo e cameraman de Jeremy, Tuly, o senhor tagarela do posto de gasolina, Doris, uma sensível senhora que enxerga tudo antes de todos – até mesmo do leitor mais sagaz.

É justamente por causa desse monte de personagens, causos, histórias e da narrativa fluida e moderadamente detalhista de Sparks que a ambientação é quase que perfeita, chegamos a nos sentir parte daquela cidade pequena e daquele grupo de desajustados.

A resolução das histórias principais – o romance e as luzes – é coerente e o final emociona por sua simplicidade. Mas é a jornada que vale a pena!

Um dos livros menos conhecidos e menos apelativos de Nicholas Sparks – por apelativo, quero dizer que não tem um casal jovem e com corpos esculturais ou juras de amor eterno sob o pôr-do-sol –, encontra seu brilho na mente jornalista de Jeremy e na humildade dos personagens, e talvez por isso tenha me agradado.  O Milagre” tem sua continuação – “À Primeira Vista” – também lançada pela Editora Arqueiro e, olha, toda a intensidade emocional que falta no primeiro, vamos encontrar no segundo. Ops, podia falar que já li? É, acho que não consegui esconder que gosto do autor.

Fiquem bem sempre!

Resenhado por: Tico Menezes

Comente com o Facebook:

7 Comentários

  1. Camila, parabéns, acompanho você desde o começo, acredito que começamos juntos hahahaha estou muito feliz por você, que seu blog/canal cresça cada dia mais! bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro os romances do Nicholas! Sou APAIXONADA mesmo <3 <3 Já li quase todos.. Mas não vejo pelo lado crítico da coisa toda, sabem!? E vou ter que sair aqui em defesa de um dos melhores autores da nossa geração.. u.u porque - pelo o menos pra mim - tem sempre uma mensagem diferente em cada livro.. É Cliché? É né? Mas A VIDA É UM CLICHÊ, vamo combinar!! Só que, como a leitura da Bíblia, por exemplo, que só é bem entendida pra quem lê de coração.. Acredito que todo romance (sobretudo os do Nicholas) têm sua menssagem pra deixar pra cada leitor.. E se voce já começa lendo pra achar um ponto crítico.. Voce não vai entender nada mesmo do que é a essência de um bom e verdadeiro romance. E tem outro lado que raramente as pessoas não considerem ao criticarem os "Romances Clichês" do Nicholas, elas não levam em consideração que, geralmente eles têm algo haver com a fé das pessoas, e isso é algo que, creio eu, sempre vai ajudar os leitores a captar a verdadeira mensagem. Mas, como eu disse antes sobre quem lê a Bíblia por exemplo, sem fé, não vai passar de palavras indecifráveis, mas pra um coração que busca com fé, bom aí já é outra coisa. (Sermão aqui, haha)

    Yasmim do SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
    (http://yasmimsramos.blogspot.com.br)

    p.s. Camila {Mabel} minha carta foi postada hoje, espero que receba com todo carinho.. Eme responda! <3 Super Beijo

    ResponderExcluir
  3. Confesso que sou um pouco "pé atras" com o Nicholas, já li querido john, diário de uma paixão, o casamento... e todos tem basicamente a mesma história, chega a ser enjoativo. haha
    quem sabe um dia dou uma nova chance à ele né? haha
    beeijos <3
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Camila, sua linda! <3 Mais uma vez uma dica de leitura incrível.
    Sou fã dos livros do Nicolas Sparks a muito. Tenho alguns livros aqui em casa como Diário de Uma Paixão, Um Homem de Sorte...Me encanta muito o encanto e o romantismo que ele coloca nas histórias, coisa que muitas pessoas repudiam. É uma pena, mas infelizmente tem pessoas que não sabem enxergar uma boa leitura. Parabéns pelo post Camila. <3

    -> http://blogmundoempensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog flor super lindo (: olha o meu pf http://meuloucomundoecia.blogspot.com.br/ bj

    ResponderExcluir
  6. Já li quase todos os livros dele publicados aqui no Brasil e esse é o meu favorito, recomendo! <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Realmente os livros do Nicholas sparks costumam gerar muitas opiniões controversas. Confesso que nunca li nenhum livro do autor, mas acompanho a sua obra através das adaptações. Já assisti A culpa é das estrelas e Um amor para recordar e achei bonitinho, mas evito a leitura justamente porque sei que são histórias que me farão chorar, rs!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo