25.8.15

Dica de Leitura: A Playlist de Hayden

Resenhado por: Tico Menezes

Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637044
Ano: 2015 
Páginas: 288
Classificação: ✰/4,5 (Muito bom)  
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura 

Quando um autor se propõe a abordar um tema polêmico, deve estar pronto para as críticas que virão dos que já viveram o que é ali descrito. “A Playlist de Hayden” é um romance sobre o suicídio de um jovem e as consequências do ato para os que ficaram, mas trata o assunto com paciência, compreensão e honestidade. Em momento nenhum minimiza a culpa que a família sente, a dor da perda de um melhor amigo, a revolta dos envolvidos, se permitindo tempo para aprofundar sentimentos sem ficar maçante, repetitivo ou obscuro.

Essa resenha vem acompanhada de aplausos para a autora Michelle Falkoff.
Sam e Hayden eram melhores amigos. Discutiam sobre filmes, escola, jogos on-line, sociologia e, principalmente, música. Sam e Hayden não vão para festas, pois sabem o quão ameaçador é o ambiente para dois “esquisitões” que tentam passar despercebidos pelo colegial, mas eles foram a uma festa na noite passada. Nesta manhã, porém, Hayden se suicidou. Em meio à dor e ao choque, Sam descobre um recado de seu melhor amigo: Uma playlist num pendrive, e no papel está escrito “Para Sam. Ouça. Você vai entender.”

Em meio a pessoas odiosas fingindo se lamentar por Hayden, Sam se fecha, tenta entender o que sente e parar de se culpar, mas como se supera a perda de seu melhor amigo?

Novos rostos que se dizem conhecidos de Hayden, um avatar misterioso no RPG on-line que os dois jogavam, a playlist tocando repetidamente e uma história muito mais complexa do que Sam jamais imaginou se tornam parte de sua vida e o ajudam a entender o que levou Hayden a decidir por não viver mais.

Extremamente delicado e inteligentemente bem-humorado, “A Playlist de Hayden” é uma obra que homenageia as incertezas da adolescência sem endeusá-las e consegue cumprir a difícil tarefa de se manter instigante mesmo após o choque inicial. A prosa de Michelle Falkoff é fluida e intimista, Sam é um adolescente com pensamentos e atitudes de adolescente, seus medos e dores são transmitidos com naturalidade e suas reações ante as revelações dos segredos de Hayden são críveis, em momento algum os personagens soam mais velhos ou mais sábios e é exatamente aí que o livro acerta em cheio.

Sem apelar para o clichê do romance renovador ou de redenções repentinas, o livro amarra as situações sem se estender e é didático ao fechar os arcos dos personagens. Repleto de referências à cultura pop atual, Falkoff mostra-se apaixonada por essa geração, mas não ignora os clássicos e reconhece a importância dos fundamentos.
Cada capítulo tem o nome de uma música da playlist, o que torna a leitura ainda mais interativa. Vamos da completa solidão e desilusão para a empolgação e alegria intensas em questão de quatro capítulos, adentrando assim a mente do adolescente inseguro, que é instável e imprevisível. “A Playlist de Hayden” fala essencialmente sobre as crueldades involuntárias de pais, irmãos e amigos, a falta de cuidado com o que é dito em discussões fúteis e a negligência dos que assumem responsabilidades por pressão social.

Problemas do livro? Talvez incomode o fato de tudo ser objetivo e construído quase que cinematograficamente, sem espaço para detalhes na descrição de um lugar, mas isso vai de cada leitor.

Mas o carinho que pegamos pelos personagens ao longo da jornada faz-se presente num final emocionante que torna agridoce o virar da última página. “A Playlist de Hayden” é mais um livro do gênero YA que chama a atenção por se aventurar corajosamente num tema delicado sem soar superficial.

Por mais romances de Michelle Falkoff!

Abraços, Tico Menezes.

Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Que legal esse livro, é um assunto bem legal polêmico e ao mesmo tempo com um desenrolar diferente! Gostei bastante. Beijos! ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
  2. Ooi! =)

    Eu amei esse livro, a trama, as músicas... haha Tudo! Me decepcionei um pouco com o final, mas adorei a escrita da Michelle. Por mais romances dela, sim!!

    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li muitas resenhas sobre o livro e a cada nova que leio fico com mais vontade de ler o livro. Gente, essa capa, esse tema e ter músicas ainda, é demais <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Desde que anunciaram esse livro, me questionei se era bom, agora, depois desta resenha, estou louca pra lê-lo <3
    Obrigada pela indicação!
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cá, eu marquei você num post no meu blog! Você poderia passar lá pra ver?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Adorei o post,o livro parece ser bom pela resenha que você,já adicionei na minha lista de livros que quero ler :)
    Beijos <3
    http://deborasant0s.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo