4.11.15

Dica de Leitura: Noites de Tormenta

Resenhado por: Tico Menezes

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414653
Ano: 2015 
Páginas: 176
Classificação:  (Muito bom)   
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura 

A difícil tarefa de voltar a acreditar.

“Noites de Tormenta”, de Nicholas Sparks, foi relançado pela Editora Arqueiro numa capa que ficará bonita na prateleira, mas que segue o mesmo padrão dos outros romances do autor. A boa novidade, porém, é que este livro é bastante diferente do que estamos acostumados.

Significantemente menor do que os romances de Sparks, este livro é um caso claro de “não julgue pela aparência”, pois nos traz uma história forte, sensível e dolorosamente realista.
Na trama, conhecemos Adrienne Willis – 45 anos, mãe de três, recentemente traída pelo marido e com problemas para lidar com sua rebelde filha mais nova – e Paul Flanner – médico experiente, de 54 anos, divorciado, traumatizado por causa de um caso delicado com sua última paciente e sem falar com o filho há anos –, dois azarões que perderam o brilho da juventude e a esperança de que a vida irá melhorar se tiverem fé, dois desiludidos, dois personagens com tramas que são interessantes por si só.

Em meio à loucura e ao turbilhão de sensações em sua vida, Adrienne é convidada por uma amiga para tomar conta de sua pousada em Rodanthe por um fim de semana, sob o pretexto de que, como somente um hóspede havia feito reserva, o tempo seria todo dela para descansar e refletir sozinha. A mulher aceita e parte para Rodanthe, onde descobre que o nome do hóspede é Paul Flanner. UOU, por essa eu não esperava! (risos)

Narrado ora por Paul, ora por Adrienne, a história flui tão naturalmente, os personagens são tão bem resolvidos consigo mesmos que não tem como empacar na leitura. Aí está a grande diferença de “Noites de Tormenta” para os outros romances de Sparks, as confusões e dúvidas aqui são mais maduras, as consequências de um romance são mais sérias, logo, o amor se torna secundário, pois tudo o que mais importa para os personagens é a estabilidade emocional em suas vidas.

Com reviravoltas interessantes e – apesar de dramáticas – intensamente esperançosas, a mensagem do livro dá forças, renova alguns pensamentos que os mais acomodados pensavam ter esquecido e nos dá a perspectiva de um romance tardio, fora do comum e verdadeiro por ser extraordinariamente simples.
Clichês são quase indispensáveis em histórias românticas, logo, veremos alguns aqui. Mas, parafraseando a banda Maglore, digo que “não precisamos carregar nenhum peso por gostar às vezes de um clichê”. Sparks ganha na simpatia e fácil identificação dos leitores para com seus personagens, pois são histórias de pessoas que poderíamos encontrar em qualquer esquina. E essa perspectiva que aplaude e admira o simples é necessária num mundo onde o fútil é tão endeusado. 

“Noites de Tormenta” é um livro para quem está disposto a não procurar algo específico no amor, mas aceitá-lo como é e se permitir ser surpreendido. Sem dúvidas um dos melhores títulos do autor, uma ótima primeira experiência para os novos leitores e uma grata mudança de ares para os leitores que já o conhecem. 

Fiquem sempre bem, 
Tico Menezes.

Comente com o Facebook:

5 Comentários

  1. Ao iniciar minha vida de leitora, amava os romances do Nicholas, mas depois enjoei. Confesso que o título do livro sempre me atraiu, mas algo sempre me fazia desistir de comprar hahaha principalmente o medo de ser melosos como os outros. Mas parece ser uma boa história, vou ler. Ótima resenha!

    isxbelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ta ai um livro que fiquei com vontade de ler, mesmo não gostando do autor. haha
    Resenha maravilhosa!
    Beeeijos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  4. Quero muuuito ler essa já um tempo e ainda não consegui.
    Essa capa está linda :)

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não gosto muito de romance, e já ouvi em vários lugares que o Nicholas é bem clichê, entretanto gostei desta pegada mais madura do livro, sem aqueles dramas de adolescentes e tals. Acho que esta é uma obra que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo