14.1.16

Eu, Vegetariana!


Há um pouco mais de dois anos, decidi que iria parar de comer carne. Confesso que a decisão não foi tão difícil pra mim, eu nunca gostei muito de carne, tinha nojo da maioria e só comia algumas coisas. Por exemplo, eu até comia peixe, mas se ele não estivesse em formato de peixe e se eu não o visse inteiro antes de ser preparado. Partia meu coração ver o animal ali, pronto para ser cozido. Logo, tinha fama de fresca. Depois de um tempo, eu vi alguns vídeos que me emocionaram e eu parei pra pensar se não era exatamente isso que eu queria, tirar a carne da minha vida. E foi o que fiz aos meus 18 anos.

Apesar de não comer carne branca nem vermelha, ainda consumo os derivados. O nome na verdade, pelas minhas pesquisas, é ovo-lacto-vegetariano: "não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo".

Essa decisão, pra mim, foi muito mais fácil do que para maioria das pessoas que gostam do sabor da carne. Por eu não ter essa paixão carnívora, não senti falta disso no meu dia-a-dia. A dificuldade pra mim é me habituar a comer os legumes e saladas. Eu gosto, mas não como tanto quanto deveria.

Para as pessoas que realmente gostam de carne, e querem parar de comer, eu recomendo que vai deixando aos poucos. Comece tirando a carne do seu cardápio um dia na semana, duas, três. Coma carne só uma vez por semana, elimine a carne vermelha... e assim por diante. Cortar ela de uma vez só pode ser muito difícil e você vai acabar não conseguindo alcançar o seu objetivo.

Lembrando que, não estou dizendo que esta é a forma correta de viver e pregando o vegetarianismo, rs. Eu simplesmente vim falar sobre como eu vivo e deixar algumas dicas para quem também quer ser vegetariano, ok? 
Eu tinha prometido um vídeo sobre o assunto, mas como estou com problemas para gravar, resolvi fazer em texto mesmo. Então peguei algumas perguntas que recebi nas redes sociais sobre o assunto e vou tentar responder algumas aqui que irão complementar o o texto.

Por que você decidiu virar vegetariana? 

Eu nunca fui fã de carne, qualquer tipo, e pensar que eu estava comendo um ser com sentimentos me deixava aterrorizada e com nojo ao mesmo tempo. Além de embrulhar meu estômago, embrulhava meu coração também. 

Minha família já não aguentava mais pagar pra eu ir a um rodizio de carne e eu só comer uma coisa ou outra. Dai decidi que ao invés de ficar selecionando tipos de carne, eu não ia comer carne nenhuma, afinal, apesar de algumas não lembrarem que ali era um animal, todas são. Tipo, quando comemos presunto e mortadela, não paramos pra pensar a origem do alimento, mas no fim, era um animalzinho ali. E aí, preferi cortar tudo da minha alimentação.

Pensa em virar Vegana? 

É uma vontade, mas para daqui alguns anos talvez. Como eu moro com a minha família e ninguém mais é vegetariano, não posso pedir para eles comprarem tudo em dobro e produtos mais difíceis de se encontrarem. Quando eu tiver minha própria casa, meu dinheiro, pode ser que eu siga o veganismo, mas não sei se vou conseguir. Não consigo ficar sem queijo, leite, ovo... Mas gostaria muito de ter a consciência tranquila de não usar nada de origem animal, tipo roupas. Porém acho a missão um pouco mais complicada.

Como a sua família reagiu? 

No começo eles queriam que eu desistisse da ideia, mas logo se acostumaram e sem eles eu não teria continuado a ser vegetariana. Eu não cozinho nada, então tenho que agradecer muito a minha mãe e minha avó que fazem comida separadinha só pra mim, já que sou a única que não consome carne na família. E elas atendem várias frescuras minha, como não amar? :)

E até parentes mais distantes, que não convivem comigo, fazem coisas separadas quando vou comer na casa deles, quer dizer... melhor família - e amigos!

Nesses dois anos, aconteceu alguma coisa com sua saúde?

Não que eu tenha percebido, ou por causa da mudança de hábito alimentar. Todas as vezes que fiz exames, deu tudo certo.

Você não se sente tentada pelo cheiro? Usa algum alimento para substituir?

Por nunca ter gostado muito de carne, isso foi fácil pra mim. Eu na verdade fico com muito nojo só de ver. E existem várias carnes de soja que permitem substituir e aliviar essa tentação que as pessoas sentem vontade, mas eu ainda não me adaptei a esse tipo de alimento, não sinto desejo de comer nem algo parecido.

Não sou gosto de salada, isso seria um empecilho para eu me tornar vegetariana?

O problema de fato é, nós precisamos comer para nossa saúde, independente se tu come carne ou não, salada e legumes são necessários. Confesso que, eu não gosto tanto de saladas, legumes e vegetais, mas cada dia tento incluir mais no meu cardápio para não afetar minha saúde e eu ter que voltar a comer carne. Eu como muita massa - pizza, macarrão, pão, batata - e isso fez com que eu engordasse muito depois de ter me tornado vegetariana. Preciso comer mais legumes e saladas para não piorar minha saúde que já não era boa! O vegetarianismo não deixa ninguém doente, nós que fazemos esse favor pra nós mesmo por não nos alimentarmos como deveríamos. 

Mais alguém também é vegetariano por aqui? Se quiserem deixar perguntinhas nos comentários, vou adorar responder! ;)

Acompanhe nas redes sociais
Twitter | Instagram | Youtube | Facebook
Fotos: We Heart It

Comente com o Facebook:

15 Comentários

  1. Acho que esse texto é sobre mim. Rs. Adorei o post 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  2. Também sou ovolacto, e minha história é bastante semelhante à tua: não gosto de carne desde pequena, só comia carnes que ~não me lembrassem que aquilo era um animal~, tinha fama de fresca, etc. Parei de consumir totalmente a carne quando tinha 16; esse ano faço quatro anos sem comer carne <3 E não sinto nenhum pouco de falta. Ainda tem umas coisinhas, tipo algumas pessoas da família que acham que é um absurdo eu não comer, mas, no geral, minha família faz as minhas comidas separadas <3 E eu não tenho dificuldade com legumes/verduras. Quando decidi que iria parar de consumir a carne, eu me prometi que eu iria experimentar todos os legumes/verduras antes de falar que não gosto deles. E hoje, eu como de tudo, fico até orgulhosa de mim mesma por isso, jdsiajdiaj.
    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amor! Espero conseguir continuar firme e forte como você e que eu coma mais legumes. Obrigada por me inspirar com seu comentário <3

      Excluir
  3. Oi Camila!
    Estou na fase de transição para o vegetarianismo! Gente, como pode um post vir tanto a calhar para mim? hahahaha
    Fazia tempos que eu não sentia e apreciava a carne da mesma maneira sabendo (ainda imparcialmente) como a coisa era feita. Depois que ver o famoso A Carne é Fraca ontem chorei horrores e tô criando um nojo da coisa que nunca senti... Ainda comerei ovos e leite mas só por um tempo para me acostumar mas também quero largar. Meu namorado que não anda muito feliz com essa história... massss faz parte rs

    É super bacana ouvir de alguém que já é vegetariana a um tempo como começou e o que levou a pessoa a essa escolha. Obrigada por compartilhar isso com a gente Mabel <3

    beijocas <3
    PS: ainda sou sua fã! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que linda, Dani! Essa fase de transição é difícil, vai com calma, assim o choque é menor até para quem está ao seu redor! Espero que dê tudo certo, vai me contando!!! E fico feliz que tenha te inspirado de alguma maneira com o post!

      Um super beijo, obrigada pelo carinho de sempre! <3

      Excluir
  4. Oi Cami <3 vi seu snap e vim aqui ler o post. Acho super legal a ideia de se tornar vegetariano!!! Eu quero ser ovo-lacto-vegetariano!!! Você acha que tem uma idade para se tornar vegetariana? Se sim, com quantos anos? Beijos, amei o post <3 !!! Animais são amigos, não comida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que vai de cada pessoa! Eu acho que se você for nova, e depender dos seus pais, é preciso conversar com eles antes para que não haja briga em relação a isso. De resto, acho que não tem restrição na idade! Só comer direitinho pra não ficar doente! ;) Obrigada por ter vindo ler o post e por comentar!

      Excluir
  5. Oi Camila!

    Então, eu também sou dessas meio fresca com carne. Não gosto muito de carne vermelha e até carne branca eu sou enjoada (meu problema é com sushi, os preferidos sempre são de salmão). E eu também tenho o problema de não comer quase nada de legumes e verduras... Mas, estou repensando em parar de comer carne, tá como uma das metas pra daqui alguns anos. Como também não é essencial pra mim, o mais difícil nem seria a falta de carne e sim comer a salada.
    Parabéns a você que consegue! E eu também conto com a ajuda da minha mãe para fazer comidinhas! hahaha.

    Beijos!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que daqui alguns anos você consiga, Tha! Obrigada por compartilhar sua histórinha com a gente <3

      Excluir
  6. Gostei muito do post... inspiradores e otimos conselhos tambem :)
    http://blogquefazpensarentreditos.blogspot.pt/2016/01/ha-dias-assim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz que tenha gostado! <3

      Excluir
  7. Camilaaaa! Que bom ver esse post. Fiz algumas perguntinhas lá na Ask pra ti, heheheh. Bom, também nunca fui muito fã de carne, tipo aloka da carne, só que eu moro no Rio Grande do Sul e bom.. Tu deve saber que aqui é a "terra do churrasco, né? Hehehe. Mas de uns anos pra cá sempre tive esse desejo de querer saber mais um pouquinho sobre, até que o ano passado, eu vi um vídeo que partiu o meu coração, nem consegui assistir todo. E entrei mais no assunto, vi uns vídeos de umas meninas falando sobre, fora que depois que a minha cachorrinha entrou na minha vida, o meu amor tanto por cachorros e pelos animais, só aumentou, acho que ela foi o começo de tudo, ahahah e pronto, decidi! Desde o ano passado posso me considerar assim, apesar de que, infelizmente, tiveram momentos em que dei uma escapadinha, sabe? Tipo, eu acabei indo em algum lugar e lá não tinha tantas opções, deu pra entender, né? Heheehhe. Mas agora, nesses últimos tempos, to "mais forte do que nunca" AHAHAH.
    Eu acho que o pior de se tornar vegetariano não é não comer carne e sim ter que lidar com os comentários desnecessários de algumas pessoas (By: Gregório Duvivier, heheh). Bom, esse comentário vai ficar gigante, ahahah vou parar por aqui. Ah, tu pretende fazer algum vídeo sobre o assunto mesmo assim??? Tipo, falando mais da tua alimentação ou como tu lida com os comentários, sei lá.
    Ameeeei o post! Sensacional. Me inspiro em ti guria. ♥

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila!
    Já fazem uns sete anos que eu virei vegetariana, como eu também não gostava muito de carne, foi fácil, porém na época, eu não comia muitos legumes e verduras, só "porcariadas", resultado: tive colesterol. A partir daí comecei a levar alimentação mais a sério, e faz um ano que não como mais nada de origem animal.
    Beijos
    http://lovelyplacee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Tenho muita vontade de virar vegetariana, mas como não como nenhum tipo de vegetal, tirar a carne do meu cardápio não faria bem a minha saúde. Com tempo vou tentar fazer uma reeducação alimentar para conseguir alcançar este objetivo.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo