30.3.16

Dica de leitura: Orgulho e Preconceito (HQ)


Autora: Jane Austen
Editora: Nemo
ISBN: 9788582862766
Ano: 2016 
Páginas: 144
Classificação:  (Excelente)  
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura 

Sabe quando você tem um pé atrás com algum livro e acha que nunca vai conseguir ler, gostar ou se identificar? Pois era exatamente assim que eu me comportava diante de Jane Austen, não me pergunte nem o motivo. Nunca tive uma curiosidade muito grande pelas suas obras, nem mesmo aquelas já adaptadas para o cinema. Um preconceito bobo. Mas na vida, o importante é a gente dar uma chance e se redimir. E foi o que fiz.

Tenho uma amiga muito fã de Jane Austen, já leu todos (ou quase) livros publicados no Brasil e que sempre disse que eu iria gostar da autora. Ela tanto insistiu que conseguiu ao menos me deixar curiosa e querer comprar um livro. No entanto, antes mesmo de fazer isso, ela se disponibilizou a me emprestar a versão em HQ da história mais famosa de Jane. Juntou a curiosidade, o empurrãozinho e a versão em quadrinhos, que logo me entreguei de corpo e alma.


O feijão com arroz vocês já devem ter ouvido falar, Elizabeth Bennet é uma mulher do século XVIII, época que normalmente as mulheres, por não terem seus direitos muito valorizados, viviam em função de buscar belos e ricos maridos nos bailes das cidades, sem muita autonomia e independência. No caso da família de Lizzy, ela e suas irmãs precisavam ainda salvar seus pais e a si próprias da pobreza com um bom casamento. Mas nossa protagonista não é uma mocinha qualquer, ela queria casar por amor, e tinha ideias muito diferentes das outras pessoas sobre seu papel como mulher na sociedade. E isso é todo o diferencial da história. Uma protagonista muito forte e moderna, em qualquer tempo que você ler. 

No entanto, nem todo mundo é perfeito, e ela acredita ser muito mais esperta que as outras pessoas, porém o destino irá surpreendê-la. Será que ela ir encontrar o amor verdadeiro? E mais, será que se permitirá enxergar tal amor?

Não posso fazer uma análise muito aprofundada, pois não li o original, mas esse primeiro contato foi maravilhoso. A personagem me surpreendeu muito, achei que por ser uma história de épocas bem diferentes, eu acompanharia a vida de uma mulher muito submissa e é algo que não me agrada na vida pessoal. Mas é totalmente o contrário disso. Jane Austen me conquistou com seu jeito simples e delicado de mostrar uma mulher muito forte e dona de si. A construção dos personagens, o enredo e a lição dessa história me fisgaram completamente. Ah, uma atenção carinhosa também para as ilustrações que estão muito incríveis. Consegui sentir toda a sensibilidade e dramatização através dos desenhos. A edição ficou espetacular.

Aos fãs da autora, vocês tem mais um livro para amar, de uma maneira diferente e mais leve para matar a saudade quando ela bater. E para quem nunca leu Orgulho e Preconceito, ou nenhuma obra da autora, recomendo fortemente que por aqui comece. Se você quer um empurrãozinho para se aproximar da literatura clássica e da autora, uma HQ tão maravilhosa como essa é o melhor caminho. Pode confiar.

Obrigada Lira, minha amiga que tanto me recomendou a leitura, e a Editora Nemo por ter feito um trabalho tão incrível com esta obra. O próximo passo é ler o original, mas se puderem, façam isso com todos os livros da Jane?! :)

Quem aí já leu? Gostam de ver clássicos sendo adaptados para quadrinhos?

Acompanhe nas redes sociais
Twitter | Instagram | Youtube | Facebook
Snapchat: CAMILAMABELOOP

Comente com o Facebook:

8 Comentários

  1. Oie!
    Bom, eu até me interessei antes em ler O&P (tenho até uma edição capa dura bilingue), mas a leitura não flui, sabe? Sempre tento retomar a leitura, mas eu realmente não consigo continuar. Quem sabe com essa versão em HQ eu finalmente não consiga? Obrigada pela dica.

    Beijinhos da Mady.
    http://mdl-magodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, compra essa HQ agora mesmo, juro que vai te ajudar e muito a entrar no mundo da Jane! Eu amei e consegui fluir muito bem, mesmo não tendo hábito de ler clássicos :D

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Sou louca pelos livros da Jane Austen, apesar de não ter lido nenhum, tenho muita curiosidade e não sabia que tinha essa edição em HQ, mas fiquei feliz em saber. Adoro HQ e vai ser bom para ter um primeiro contato com a autora e saber se realmente irei gostar das obras dela! Adorei a dica!
    Beijos, Resenhas da Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica, Day! Provavelmente vai te ajudar bastante já que sempre teve curiosidade de ler algo da autora, super recomendo! Se ler, depois me conta o que achou. Beijos

      Excluir
  3. Olá,

    Eu sou fã assumida de Jane Austen, e estou louca para comprar a Graphic Novel haha Leia a história original, vale super a pena!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois desta hq eu fiquei super curiosa mesmo pra ler o original heheh, não vejo a hora <3

      Excluir
  4. Oii, você acredita que fui ver o filme essa semana e ainda não li o livro, mas estou tão apaixonada pela história que não vejo a hora de começar a ler <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Já vi muitas pessoas falando deste livro e ainda não tinha me despertado o interesse. Pensei que seria apenas mais um romance sem nada de especial, mas ao ler a resenha descobri que a protagonista é diferente do que eu esperava. A edição está uma gracinha, mas se eu for ler a obra acho que prefiro ler a original primeiro.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo