2.6.16

5 matérias que amei na faculdade de jornalismo (primeira parte)

Foto: We Heart It

Sempre me perguntam as matérias que estou cursando na faculdade, se me identifico, se gosto, se são legais... resolvi comentar um pouco sobre isso com vocês, dando uma geral nas matérias que já estudei até agora, e elegendo as minhas favoritas. Para quem não sabe, estou no quarto semestre de jornalismo, e faço faculdade em uma instituição particular em São Paulo. Já fiquei durante um ano em Rádio e TV, mas não gostei tanto e troquei tudo, hehe!

Antes de mais nada, preciso lembrá-los que, infelizmente, a grade curricular não tem um padrão a ser seguido em todas as faculdade. Ou seja, você pode fazer este mesmo curso, em outra instituição, e provavelmente vai ter muita coisa diferente. Algumas matérias podem ser a mesma, com outros nomes ou variar os semestres que vocês vão tê-la.

Outro ponto importante, as minhas matérias preferidas são parcialmente responsabilidade dos professores. Quem faz a diferença na faculdade, somos nós, alunos, e os professores, claro. Apesar de não ser todos que eu me identifiquei, até o momento, tive grandes e brilhantes mestres que me passaram uma bagagem muito boa pra carreira e para a vida. 

1. Laboratório de Redação 

Nessa matéria, a ideia é produzir textos, como já diz o nome. Eu tive essa disciplina em três semestres, nos dois primeiros, foi com um professor. Ele investiu mais nos conhecimentos sobre atualidade, debates, discussões... e isso foi muito importante pra mim. Como ele sempre promovia uma discussão sobre os assuntos da semana, eu me obrigava a pesquisar e me aprofundar nos mais importantes, e isso fez com que eu acordasse e pegasse o hábito de procurar as notícias, que antes de entrar na faculdade eu não tinha.

No terceiro semestre, a disciplina se tornou aplicada, e trocou de professor. A ideia era aprender mais sobre a escrita em si. Regras da língua portuguesa. E cara, isso foi fundamental para que eu, particularmente, conseguisse seguir em frente no curso. Como eu estudei a maior parte da minha vida em escola pública, sempre senti muita dificuldade em muitas coisas, e escrita era uma delas. Sempre fui muito insegura com a minha escrita, e a professora era sensacional. Ela ajudava todo mundo, com as dúvidas mais bobas, sem menosprezar nenhum aluno. Assim, eu não tinha vergonha de fazer mil perguntas e aprender o máximo possível. Eu gostaria que tivesse esta matéria até o fim do curso!


2. Geopolítica e Globalização

Confesso que quando olhei na grade do terceiro semestre e vi que teria essa disciplina, eu morri de medo. Tinha certeza absoluta que ia repetir, que não ia conseguir, que eu seria incapaz de acompanhar as notícias e compreender a aula. Porém, eu não tinha ideia que eu teria um professor INCRÍVEL, que fez a matéria ficar deliciosa. Eu aprendi muito. E comecei a me interessar, principalmente, pelos assuntos internacionais, que eu não dava tanta atenção. Nas aulas, nós tivemos algumas/várias teorias, histórias, e também discutíamos atualidade. O que estava acontecendo no mundo e os motivos que levavam aos fatos. Na época, ocorreu o ataque terrorista na França, e isso alimentou bastante nossos dias e possibilitou que a gente entendesse um pouco desse problema mundial.


3. Jornalismo Social e Comunitário

Como o próprio nome diz, nessa disciplina, nós estudamos o jornalismo sem ser a grande mídia. Basicamente. Nós aprendemos a olhar e conhecer as outras mídias que fazem uma trabalho muito bacana e mais alternativo. E foi uma verdadeira aula, a professora passou muito pra gente sobre minorias, comunidades, grupos da sociedade. Foi uma ótima oportunidade de abrir os olhos e enxergar as pessoas que nem sempre são pautas no jornalismo da grande massa. Adorei a matéria, foi bem difícil passar nela, rs, mas eu aprendi demais e levo o conhecimento comigo. Aliás, foi através dela/da professora, que eu conheci os jornais e blogs que mais admiro hoje em dia. 

4. História da Comunicação

Outra matéria que supriu muito a ausência de conhecimento que tinha antes da faculdade, foi História da Comunicação. A professora percebeu que muitos alunos chegam na faculdade sem conhecer tanto a História do Brasil, nisso, ela dividiu as aulas nesses dois pontos. E na segunda parte, foi muito incrível, saber como tudo começou, nos jornais impressos, rádio, revistas, televisão. A professora, tão calminha, explicava tudo com tanto amor nos olhos, que não tinha como não gostar da aula. Apesar de ter dado uns cochilo às vezes, hehe. Ela também vendia seu livro para quem quisesse ter o material em mãos, sem precisar copiar da lousa. E isso ajudou MUITO na hora de estudar para prova. Muitos professores não dão nenhum conteúdo escrito e isso acaba com a nossa vida :P Para quem tem interesse, tem uma foto do livro no meu Instagram. Foi meu primeiro livro obrigatório, mas renderam muitos frutos (e uma nota dez)! 

5. Jornalismo Digital

Para encerrar, estou cursando agora no quarto semestre, Jornalismo Digital. A matéria é muito pertinente, e agregou demais ao conteúdo. O professor deu várias dicas e recursos para compreendermos como fazer um produto digital e diferenciá-lo do impresso. Apesar de alguns pontos, a matéria foi muito produtiva. Ele pediu pra gente criar um blog no Wordpress e a cada semana dava uma pauta para trabalharmos. Foi muito desafiador, em questão de aprender a usar uma nova plataforma (pois eu só utilizava o Blogger) e também em relação aos temas que ele nos passou. Assim que eu finalizar o trabalho, compartilho o link com vocês!


Vou deixar todas as matérias que já tive até agora aqui pra quem tiver curiosidade

1° Semestre
  • Cultura, comunicação e mídia
  • Filosofia, ética e contemporaneidade
  • Historia da comunicação             
  • Linguagens e estruturas do discurso     
  • Laboratório de redação I


2° Semestre
  • Teorias sociais do Brasil               
  • Laboratório de redação II                           
  • Informação e formação de opinião publica        
  • Estética, arte e mídia
  • Introdução ao jornalismo


3° Semestre
  • Assessoria de imprensa
  • Jornalismo social e comunitário               
  • Teorias da comunicação              
  • Laboratório de redação aplicada                             
  • Geopolítica e globalização


4° Semestre
  • Pesquisa de opinião e de mercado
  • Radiojornalismo             
  • Teorias do jornalismo   
  • Desenvolvimento humano e social
  • Jornalismo digital


Algumas matérias tinha tudo para ser incrível, como Assessoria de Imprensa, mas nem sempre as expectativas são atendidas, infelizmente! Estou ansiosa para acabar este semestre, e iniciar o quinto. Nos próximos períodos, vamos ter: fotografia, introdução a televisão, aula de revista... estou empolgada e esperançosa. Torcendo para ser mais divertido e com mais liberdade de criação! Ao final, volto com a segunda parte de favoritos, com as matérias da segunda metade :)

Alguém aí tem vontade de seguir nesta área? 

Acompanhe nas redes sociais
Twitter | Instagram | Youtube | Facebook
Snapchat: CAMILAMABELOOP

Comente com o Facebook:

5 Comentários

  1. Menina essas cadeiras estão simplesmente me atentando a mudar o meu curso de publicidade para jornalismo haha
    <3
    É bom quando a matéria tem tudo para ser bom e o professor supera nossas expectativas né? A minha melhor matéria foi a de comunicação social <3 <3
    Matérias que a gente leva literalmente pra vida
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  2. Que bacana ! *--* , eu estava com uma ideia certa na minha cabeça de cursa jornalismo,particularmente gosto das matérias,mas quando fui pesquisa o mercado de trabalho, me desanimei :/ , ai fiz um trabalho em um curso que fui gerente de marketing e apaixonei na profissão, e vi que isso tinha mais haver comigo :) BEIIJOS www.lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ahmm que legal, gostei dos teus gostos...rsrsr

    No meu casa sempre tive muita paixão pela escrita e a leitura e me amarro muito nessas coisas... mas nunca pensei em levar como algo profissional, tanto mais que optei por Engenharia..rsrs Engenharia Mecânica, parece que lidar com maquinas ganhou,,,,
    mas vendo isso ai... de você deu uma vontade de... quem sabe... fazer uma póz graduação sobre esta área....

    sucessos...

    ResponderExcluir
  4. Também amei ter laboratório de redação e jornalismo social e comunitário. O bom é que você já me deixou um spoiler do que eu vou ter no próximo semestre, quarto. Apesar de ter escolhido meio por impulso estou gostando muito do curso.

    ResponderExcluir
  5. Oii, adorei o post, queria muito cursar jornalismo mas para a região onde moro não tem mercado de trabalho nenhum ☹

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo