22.6.16

8 filmes históricos pra você assistir

Foto: Divulgação

Se, assim como eu, você também ama história, seu lugar é aqui! :) Sou apaixonada por filmes que envolvem momentos históricos e resolvi contar pra vocês os melhores filmes que já assisti. Não foi fácil porque já assisti bilhões de filmes sobre o “tema”. E fica a dica: só assista se tiver estômago forte, a maioria dos filmes trata de guerra e tem cenas pesadíssimas.

OBS: Alguns filmes tive dificuldade em achar o trailer legendado :(

1. Amor e Revolução

Achei esse filme por acaso para baixar na internet e chamou minha atenção por ser protagonizado pela linda da Emma Watson. Ele é passado durante a ditadura militar do Chile e é realmente difícil acreditar que tudo que é passado no filme aconteceu de VERDADE. Surpreendente esse filme não ter feito sucesso, pois é muito bom! O título original do filme é “Colonia”, muito melhor do que a tradução brasileira.

Resumo: Em meio ao golpe de estado chileno que derrubou o presidente eleito Salvador Allende e possibilitou a ascensão do ditador Augusto Pinochet, as massas estão nas ruas protestando, entre eles um casal alemão, Lena (Emma Watson) e Daniel (Daniel Brühl). Quando o rapaz é levado pela polícia secreta de Pinochet, Lena procura por ele e descobre que seu amado está em um lugar chamado Colonia Dignidad, uma suposta missão de caridade dirigida por um pregador (Michael Nyqvist), só que na verdade é uma prisão de onde ninguém nunca escapou. A fim de encontrar Daniel, a moça decide se juntar ao culto religioso da Colonia.


2. As Sufragistas

Esse filme mostra o início da luta do movimento feminista. É de revirar o estômago ver como as mulheres sofriam e eram tratadas antigamente. O filme mostra mulheres que enfrentaram seus limites pela causa e desafiaram o Estado extremamente opressor. Aquele tipo de filme que não dá pra descrever, você precisa assistir!

Resumo: Inspirado no movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra, o drama "As Sufragistas" retrata a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão de forma passiva, sendo ridicularizadas e ignoradas pelos homens. A partir do momento em que começam a encarar uma crescente agressão da polícia, elas decidem se rebelar publicamente. Um dia, após sair da lavanderia em que trabalha, Maud se assusta com o caos de um protesto e acaba reconhecendo uma companheira de trabalho entre os manifestantes. A partir desse momento, a personagem decide reivindicar seus direitos como mulher e a lutar por sua dignidade.


3. A Lista de Schindler

Esse filme com certeza é o mais pesado, triste e sádico da minha lista. Mais uma vez reforçando: se você não tem estômago forte, não assista! A Lista de Schindler mostra a verdade nua e crua dos acontecimentos do holocausto, uma das épocas mais triste da história mundial.

Resumo: A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.


4. O Corajoso Coração de Irena Sendler

Como todos os outros, esse filme é baseado em fatos reais. Irena Sendler era uma mulher bondosa que arriscava a sua própria vida para salvar crianças dos holocausto. O filme é emocionante e um dos mais bonitos que já assisti.

Resumo: Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazistas.


5. A Menina que Roubava Livros

Antes de assistir o filme, eu já tinha lido o livro. O  filme não me decepcionou, apesar de muitos terem dito o contrário. Em A Menina que Roubava Livros, eu sinto o drama do “holocausto” tratado de forma mais sutil, comparando com outros filmes que citei, as cenas dele não são tão pesadas e a história é belíssima.

Resumo: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade.


6. A Vida é Bela

Confesso que o início do filme é meio desanimador, mas a partir da metade provavelmente você vai agradecer por não ter desistido de assistir. É de desidratar de tanto chorar ver o amor do pai pelo filho e tudo que ele faz pra o filho não saber o terror que está ao seu redor. Assim como a Lista de Schindler, esse filme é um clássico do cinema que todos precisam ver.

Resumo: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


7. O Menino do Pijama Listrado

Como "A Menina que Roubava Livros", também havia lido o livro antes de ver o filme. Incrível como o filme é tão fiel e perfeito que chega a ser melhor que o livro. A pureza das crianças é uma coisa que me comove muito. Mais um pra desidratar de tanto chorar.

Resumo: Bruno (Asa Butterfield) tem 8 anos e é filho de um oficial do exército alemão que assume um posto de extrema importância no interior da Alemanha nos anos 40. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Em um de seus frequentes passeios, ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível que tocará os corações de todos.


8. Olga

Pra fechar a seleção, trago um filme que retrata uma parte da história do nosso país. O filme mostra como era o Brasil na época da Alemanha Nazista. Há romantização? Sim. Mas também há características comunistas importantes que são bem trabalhadas no filme. Pra quem está prestes a fazer vestibular, esse filme é um prato cheio, pois sempre estudamos "A Segunda Guerra Mundial" como algo que aconteceu do outro lado do Ocidente e não nos damos conta do impacto que teve no Brasil.

Resumo: Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem.


Já assistiu todos? Qual seu favorito?

Comente com o Facebook:

25 Comentários

  1. Sou apaixonada pela "A vida é bela", transmite uma leveza em um contexto tão pesado. Também gostei muito da "a menina que roubava livros".

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é demais, né? Faz bastante tempo que assisti, mas ficou marcado. <3

      Excluir
  2. Anônimo6/22/2016

    Falta " E o vento levou..."

    ResponderExcluir
  3. Já assisti o 3,5,6,7. São ótimos, eu já chorei na maioria que aborda esse assunto. Amo muito <3
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou desses, com certeza vai gostar dos outros que estão na lista. O Corajoso Coração de Irena Sendler tem no netflix e vale super a pena!

      Excluir
  4. O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros são os únicos que conheço, graças ao meu professor de história. As vezes tenho vontade de ler os livros.

    Beijos, Lia.
    eililian.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O menino do pijama listrado" é um dos meus livros favoritos da vida, super recomendo <3

      Excluir
  5. Estou louca para ver Colonia, mas não achei para download ainda ;x
    Os outros eu já vi, eu amo filmes históricos, vejo todos os que eu acho *-*

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixei nesse site aqui - https://yts.ag/movie/colonia-2015 -, mas está sem legenda, você procura a legenda por fora. Se você ama filmes históricos, você precisa assistir esse!

      Excluir
  6. Outro muito bom é O Jogo da Imitação, sou bem chata pra filmes biograficos mas esse é incrível, quando tiver um tempinho se puder assista!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica <333

      Excluir
    2. Oi, Shiro. Também já assisti O Jogo da Imitação e é maravilhoso! Não coloquei ele na lista, porque tô guardando ele pra uma próxima lista. <3

      Excluir
  7. Acho que os filmes são muito bons principalmente todos eles, mas o filme da menina que roubava livros é muito espetacular. Apesar de eu ter chorado mais lendo o livro do que com o filme


    www.descrevendonuvens.com
    www.facebook.com/descrevendonuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O filme e o livro são incríveis <3

      Excluir
  8. Desses assisti poucos mas os que cheguei a assistir foram incríveis. A Vida é Bela acaba com qualquer pessoa mas é importante assistir filmes assim de vez em quando ^^ Gosto bastante de O Jogo da Imitação, não sei se já assistiu, é ótimo.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vida é Bela é incrível mesmo! Como você disse, é importante assistir filmes assim, por mais duro que eles sejam. O Jogo da Imitação já assisti, MARAVILHOSO! Não coloquei na lista porque tô guardando ele pra uma próxima lista <3

      Excluir
  9. O único da lista que eu já vi é O Menino do Pijama Listrado e chorei muito :( Me interessei pelo livro e pelos outros filmes, espero poder ver em breve!
    Registro de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou d'O Menino do Pijama Listrado, recomendo assistir O Corajoso Coração de Irena Sendler e A Menina Que Roubava Livros, com certeza vai gostar. Aliás, todos os outros são incríveis, vale a pena ver!

      Excluir
  10. Me lembro a primeira vez que assistir O Menino do Pijama Listrado foi na escola, me lembro até hoje que todo mundo chorou horrores! Sempre tiver vontade de ler "A Menina que Roubava Livros" e acabei adiando, e, então surgiu o filme, e até hoje não li e nem assistir. Todas as sugestões são bem interessantes!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fran! Vale muito a pena assistir todos os filmes, agora tem que ver com calma pq não coração que aguente.

      Excluir
  11. Preciso ver O Menino do Pijama Listrado. Não acredito que ainda não vi hihi

    ResponderExcluir
  12. Olá! =)
    Desses, só assisti O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros. Quero MUITO assistir A Vida é Bela, uma professora minha indicou e só vejo comentários positivos do filme.

    Beijos || Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Meu Deus preciso salvar este post nos favoritos para assistir todos estes filmes!
    Já assisti O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros, e devo dizer que apesar de tristes por retratarem uma história de sofrimento para um povo, eu amei os dois por mostrar a guerra pelo olhar de uma criança. Fiquei bastante curiosa para assistir As Sufragistas, e vários filmes deste post entraram para a minha lista de próximos filmes a serem assistidos.

    ResponderExcluir
  14. Já assisti todos menos "O Corajoso Coração de Irena Sendler", as histórias são triste chorei em muitas (sou chorona mesmo) a maioria deles assisti para fazer trabalhos e me comovi demais.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo