20.7.16

Os 7 mitos que rondam o feminismo


Quando ouvimos falar sobre o feminismo, muitos estigmas sobre esse movimento vêm junto com o que ouvimos, fazendo com que muitas dúvidas apareçam, ou ainda pior: muitas certezas pautadas numa visão errada se formem, deturpando o sentido do feminismo. Por isso, trazemos aqui os 7 maiores mitos que rondam o feminismo e tentam tirar sua legitimidade enquanto uma luta justa e necessária.

1 - "Pra ser feminista tem que...."

Na-na-ni-na-não! O feminismo é um movimento social de luta por equidade de gêneros e que não pauta regras a serem seguidas para quem se identifica com a causa, uma mulher para se identificar com a causa da luta feminista não tem que possuir uma devida característica e muito menos atender a um padrão. O feminismo prega a liberdade da mulher e se o mesmo determinasse um padrão para pertencer a luta, ele não seria contraditório?


2 - “Feminismo é o contrário de machismo”

Que, como assim? O machismo é o resultado de uma sociedade construída sob um alicerce onde os homens são criados de forma privilegiada, com toda a liberdade para serem o que quiserem, e as mulheres são criadas com viés submisso, onde nossos rumos sempre são direcionados em ser dona de casa, a esposa e/ou mãe de alguém. O feminismo só seria o contrário do machismo se esse movimento buscasse fazer com que a mulher fosse superior ao homem, quando na verdade é um movimento de equidade de gênero, ou seja, igualdade de direitos para ambos os gêneros. As mulheres não lutam para ganhar mais que os homens, não lutam para ser mais cidadãs, mas sim para ter os mesmos direitos.

3 - “Feministas não podem se depilar”

Epa! Aí a gente volta pro assunto do primeiro tópico. O feminismo não é um movimento que busca encaixar as mulheres em novos padrões, ele é um movimento que liberta e emancipa a mulher para escolher qual caminho seguir. Muitos padrões, principalmente de beleza, são impostos para as mulheres, como a depilação, o alisamento e o comprimento dos cabelos, o uso de maquiagem, entre outros padrões. Quando se começa a conhecer o feminismo e sentir que está tudo bem em estar fora dessas imposições muitas mulheres começam a se sentir bem com seus pelos, com seus cabelos naturais e com suas peles sem maquiagem. Porém, se você se sente bem depilada, alisada e maquiada, também está tudo bem! Feminismo é sobre liberdade do seu corpo e isso não te faz de modo algum menos feminista.

4 - “Feminismo é ódio aos homens”


Oi? O feminismo não vem como um movimento de ódio ao gênero masculino, vem como um movimento de combate a atitudes machistas provenientes dos homens. Devido ao alicerce patriarcal sob o qual a sociedade está construída, como explicado anteriormente, essas atitudes muitas vezes acabam sendo naturalizadas na vida masculina, por esse motivo os homens tomam como um ataque pessoal o que na verdade é um combate a uma estrutura bem maior que privilegia um gênero e submete outro. Afinal, não dá para revolucionar uma sociedade que possui séculos de opressão feminina sem incomodar ninguém - risos.

5 - “Toda feminista é lésbica”


Opa! E essa generalização aí? Como qualquer movimento social, há pessoas heterossexuais e homossexuais que se identificam com a causa e aderem a ela, mas o feminismo não é o responsável por tornar as mulheres lésbicas. Por parte dos homens há uma grande fetichização das relações homossexuais femininas, o que faz com que a causa feminista seja ainda mais válida para emancipação e libertação das mulheres lésbicas. O amor entre mulheres não existe para o deleite pessoal masculino.


6 - “As mulheres eram mais felizes antes do feminismo”


Será? Antes de ter conhecimento do feminismo, as mulheres são sabiam como se davam as opressões e nem lutavam contra elas, só aceitavam passivamente as condições de opressão, o que faz com que o desconhecimento as protegesse de ver uma realidade desconfortável. Então as mulheres não eram mais felizes, apenas exerciam seus papéis sociais sem contestar por estarem blindadas de uma realidade dura pelo seu desconhecimento.






7 - “Feministas são pagas para protestar”



Riri já diria: bitch better have my money! Ultimamente muita gente tem acusando o movimento feminista de ser financiado e as suas militantes de serem pagas. Existem muitos grupos de militância dentro do movimento, cada um segue uma linha de atuação ou segue uma vertente, que são correntes que se diferenciam especificamente porque apontam uma diferente raiz para o problema da opressão feminina e uma diferente forma de combater essa questão. Porém, não há financiamento para essa militância, sendo muitos grupos autogeridos, ou seja, são administrados pelas próprias mulheres, inclusive na questão financeira. Ninguém ganha para militar, nossa recompensa é a conquista dos nossos direitos.

E vocês? Já se depararam com alguma afirmação dessas?

Me acompanhem no Facebook 


As fotos desta matéria foram retiradas do site We heart it, se alguém souber os créditos de alguma imagem, é só entrar em contato pelos comentários ou e-mail (contato@desejoadolescente.com) e nos avisar que iremos creditar.

Comente com o Facebook:

12 Comentários

  1. É cada absurdo que a gente ler mesmo. Pense numa revolta. Tenho amigos que são mega machistas e ficam jogando piadinha... Aff!
    Adorei o post, parabens!
    Bjos
    www.blogandocomadeni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, já dá aquela indireta e manda o post pra que todos eles mudem essa cabeça machista! hahaha
      Muito obrigada pelo seu comentário ♥

      Excluir
  2. Amei ! Quem nunca se viu confuso por alguma dessas afirmações né ? mil beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O feminismo pode gerar muitas dúvidas e a gente acaba ficando confuso com o que é verdade ou não, por isso vou sempre fazer posts didáticos dessa forma por aqui.
      Que bom que gostou, mana! Muito obrigada pelo seu comentário ♥

      Excluir
  3. QUERIA TATUAR TUDO ISSO NA MINHA TESTA E SAIR MOSTRANDO PARA O MUNDO!
    Beijinhos, Franciny | Blog Montando o Look | Youtube | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos mostrar pra todo mundo esse movimento lindo que é o feminismo! hahaha
      Muito obrigada pelo comentário, mana ♥

      Excluir
  4. feminismo é a luta pela igualdade dos direitos. não tem essa regra do "pode" ou "não pode". a questão toda gira em torno da liberdade. é bem chato quando vemos algumas dessas afirmações T-T por causa delas, muitas pessoas criam uma visão deturpada do movimento.
    gostei bastante do post, com certeza vai esclarecer muita coisa pra muita gente!
    beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza mana, mas é sempre importante a gente esclarecer e mostrar que nossa luta é justa e muito necessária!
      Muito obrigada pelo comentário! Beijão no coração também ♥

      Excluir
  5. É cada absurdo que tem no mundo, que meu deus! Acho que nunca ouvi porque tenho filtro para idiotices x.x

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah sorte sua mana! Já ouvi mais bizarrices ainda, mas aqui foi uma seleçãozinha das piores só pra exemplificar bem.

      Um beijo ♥

      Excluir
  6. Olá!
    Posso sair compartilhando este post por aí????? <3<3<3<3<3<3<3<3<3<3
    Nossa, todas as pessoas precisavam ler o que está escrito aqui para conseguirem entender o real significado da luta feminista. Garro um ódio das pessoas que vem falando coisas sobre o movimento sem saber. Da próxima já sei que posso indicar este post para elas hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mana!
      Pode passar pra todo mundo, todo mundo mesmo hahaha vamos clarear as ideias das pessoas sobre um movimento tão justo e necessário, tanto antes quanto atualmente.
      Um beijo ♥

      Excluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo