2.8.16

Dica de leitura: Antes de partir desta pra uma melhor

Autor: Jonathan Tropper
Editora: Arqueiro 
ISBN: 9788580414325
Ano: 2015
Páginas: 251 
Classificação: ✰✰✰✰ (Excelente)
Onde comprar: Saraiva | Livraria Cultura | Submarino


Essa semana fui agraciada com uma leitura super divertida e um tanto quanto inesperada. Antes de partir desta para uma melhor me transportou para um lugar que pouco conheço: a psique masculina. É interessante como Jonathan Tropper conseguiu escrever uma história tão reveladora e misteriosa ao mesmo tempo.

A trama acompanha Drew Silver, ex-baterista do The Bent Daisies, uma banda fenômeno de um sucesso só: Rest In Pieces. Depois do término da banda, sua vida foi de mal a pior. Desde então, se divorciou de sua esposa, foi morar em uma apartamento com mais 6 quarentões divorciados e descobriu recentemente que sua filha adolescente havia engravidado. Não bastasse a coleção de infortúnios, Silver tem um derrame e precisa ser submetido a uma cirurgia para manter-se vivo.


Enquanto todos tentam convencer Drew a fazer a cirurgia, ele nega assiduamente. Contrariamente, vê nesse iminente risco de morte a resolução de uma crise existencial que vem assolando sua vida. Nesse tempo que ainda tem de vida, quase um suicídio passivo, ele resolve se desculpar com todos que magoou, encontrar uma nova paixão e tentar reorganizar e entender sua existência no mundo.

“Pensa por um instante e então compõem uma pequena lista de afazeres para si mesmo.
1. Ser um pai melhor.
2. Ser um homem melhor.
3. Me apaixonar.
4. Morrer.”

Esse livro é praticamente uma montanha russa de emoções e merece ser lido. As construções das personagens, dos diálogos e das situações são os pontos mais positivos da obra, que apesar das diversas desventuras e dramas modernos, consegue nos entreter com um ríspido e sarcástico tom cômico. Além disso, capa é linda e a diagramação é muito agradável aos olhos.

A apresentação e construção das personagens são gradativas e muitas conversas rendem diálogos rápidos e engraçados. Alguns são meros clichês propositais e outros totalmente politicamente incorretos e sofredores. E o que mais me impressionou foi com certeza a forma humana, cheia de falha e medos, com que ele molda seus personagens. As reflexões, frustrações e pensamentos de muitos deles também fazem parte do meu universo como ser humano. Perdi as contas de quantas vezes pensei em desistir de Silver e depois me peguei pensando como agiria em sua situação. Provavelmente faria o mesmo que ele.

Nunca havia lido uma obra de Tropper e confesso que procurarei por mais. Os monólogos auto-depreciativos, a dose de realidade escancarada em sua narrativa e seu dom para a escrita conseguem transpassar a linha do romance e me encantaram profundamente. O final me deixou satisfeita, mas sinto que precisava de algo mais concreto e garantido. Se você quer repensar sua vida com mais calma e clareza, devia marcar um encontro com esse livro e se surpreender.

Quem já leu, gostou?

Comente com o Facebook:

6 Comentários

  1. Oi Leticia, tudo bem?
    Eu já ouvi falar desse livro, mas ele não me chamou muita atenção das outras vezes.
    Creio que se tivesse a oportunidade de ler, ele seria uma leitura maravilhosa <3
    Otima resenha, adorei saber que ele é um livro que te põe em contato com o ser humano.
    Abração,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é maravilhosos e trouxe vários questionamentos a tona. Que bom que gostou da resenha, obrigada <3

      Excluir
  2. lembro que, logo quando o livro foi lançado, fui lá na saraiva e a capa/titulo me chamou a atenção. logo depois, li várias resenhas desse livro e já marquei na wishlist. ainda não o li por motivos de: muitos livros na fila, haha
    mas quando puder, sim vou ler. parece uma ótima história, o legal é que já li livros nesse estilo, mas os personagens sempre eram adolescentes. tô bem curiosa pra ver um homem como protagonista :)
    beijos no coração, letícia!
    sara, do penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,não li o livro. Mas gostei do que li agora!
    Em como o personagem Silver reflete sobre os erros de sua vida e tenta de certa forma consertar,depois de passar por uma situação difícil.
    Espero que ele consiga ser um bom pai,ser um homem melhor e encontrar um amor.
    Quanto a morrer,não é o destino de todos nós!? ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não tinha lido nada sobre o livro, mas gostei bastante da dica parece ser um livro ótimo com certeza irei ler ele em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Letícia!
    Nossa, acho que até hoje nunca tinha lido um livro que retratasse o pensamento masculino. Adorei esta ideia, e como estou em crise existencial, acho que este livro me faria refletir bastante.
    Vou procurar saber mais sobre ele, obrigada pela dica haha :)

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo