16.8.16

Dica de leitura: The Witcher - O último desejo


AutorAndrzej Sapkowski
Editora: Martins Fontes 
ISBN:  9788578273743 
Ano: 2011  
Páginas: 320 
Classificação:  (Excelente)  
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Cultura 

Como fã de literatura fantástica, logo de cara me interessei pela sinopse de The Witcher: O ultimo desejo, primeiro volume da saga do bruxo Geralt de Rívia, escrito pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski. Publicado pela primeira vez em 1993, a obra reúne histórias curtas de um bruxo em busca de contratos e trabalhos em um mundo repleto de criaturas monstruosas e seres fantásticos. 

Mundialmente conhecido pelos jogos eletrônicos lançados posteriormente à sua publicação, a obra é dividida em contos, usualmente interligados entre si e em torno de uma história maior. Com uma narrativa envolvente, as histórias conseguem reunir referências literárias, sarcasmo e tramas marcantes.  

Dentro desse mundo fantástico, acompanhamos Geralt, um bruxo de cabelos brancos que sobrevive com o dinheiro ganho de contratos para matar monstros. Bruxos sofrem pré-conceitos e são frequentemente desprezados por sua origem mutagênica. Para se tornarem, de fato, bruxos, as crianças levadas até Kaer Mohen são submetidas a vários testes de resistência, ingerindo diversas substâncias para desenvolver as habilidades inerentes de um bruxo. Sua missão é simples: caçar monstros e proteger os homens. Para isso, vai de vilarejo em vilarejo, nem sempre bem-vindo, à procura desses trabalhos sanguinários. Sarcástico, inteligente e interessante, Geralt é um personagem excelente e as histórias conseguem transpassar suas emoções e aos poucos apresentar sua história de maneira satisfatória e fluida.  

É importante destacar que o mundo não gira em torno do personagem, e em vista disso nos é apresentado um mundo cheio de detalhes com seus próprios problemas geopolíticos, intrigas e guerras, portanto podemos facilmente imaginar esse mundo existindo independentemente da existência do personagem principal, diferente do que vemos em outras narrativas do gênero onde o mundo parece ser moldado através das decisões do protagonista.   

The Witcher dispõe de um enredo bem estruturado e se diferencia da maioria dos demais livros de literatura fantástica por se aprofundar em temas maduros como estupro, violência humana, pré-conceito entre humanos e outras raças, rendendo bons diálogos durante a narrativa. Uma característica que o torna mais verossímil e aproxima as personagens da realidade do leitor são as constantes analogias entre essas duas criaturas, humanos e monstros, mostrando que tanto um monstro pode agir “humanamente” quanto um humano ser monstruoso.

A leitura é oras divertida e em alguns momentos mais tensa, o que o torna um bom romance para aumentar a adrenalina do dia. Leitura obrigatória para os amantes de fantasia e leitores que não dispensam uma boa história. 

Quem já leu, também gostou?

Comente com o Facebook:

3 Comentários

  1. Não li esse livro. Para ser sincera é a primeira vez que estou lendo algo sobre ele.
    O achei bem diferente... Positivamente falando.
    Eu,pelo menos,estou habituada com livros desse gênero lançados à pouco tempo. Que no final nos mostra situações parecidas.
    Fiquei curiosa em conhecer esse mundo cheio de criaturas diferentes, mas que tem possuem as mesmas maldades do nosso... :/

    ResponderExcluir
  2. Oii Letícia!
    É a primeira vez que vejo falar sobre este livro, mas já preciso dele para ontem, adoro livros neste estilo de suspense e fantasia e essa capa chama bastante a atenção.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei bastante desta resenha e de conhecer o livro. Eu adoro histórias de fantasia e principalmente aqueles que criam um mundo totalmente novo e que da vontade de entrar no livro para conhecê-lo. Essa história darias uma bela série de TV também.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo