2.2.17

Cinema: Passageiros



Obs: Por causa de uma exploração rasa da história que não revela inteiramente a trama, o trailer nos dá uma visão diferente do filme. Por isso, aviso que esse texto pode conter alguns spoilers importantes para contextualização da crítica. 
Nesse mês de janeiro entraram muitas novidades em cartaz nos cinemas, entre eles o filme Passageiros. A história do filme se passa dentro de uma nave de luxo em viagem interestelar levando cinco mil passageiros para um novo planeta colonizado, até que dois deles acordam de suas cápsulas de hibernação 90 anos antes do tempo, o que significa que passarão o resto de suas vidas na nave e não chegarão ao destino. Diante disso, muitas complicações acontecem ao logo da trama. Com uma história que se mostrava interessante e um cenário atípico, esse filme poderia ser uma diferença nos romances caricatos, mas devido a uma exploração pobre - inclusive de uma história problemática, e de efeitos especiais não tão bem elaborados, ele acaba se desviando completamente disso e deixando a desejar.

Após perceber que é o único que acordou, o mecânico Jim explora a nave e percebe que, na verdade, ele está adiantado 90 anos. Tentando buscar um modo de voltar a hibernação e, posteriormente, diante de seu fracasso, tentando viver o resto de sua vida na nave, o sentimento de solidão fala mais alto após um ano, levando Jim ao alcoolismo e a depressão. Porém, passando pela sala em que ficam as cápsulas, vê a escritora Aurora Lane, ficando obcecado e pesquisando o máximo de coisas sobre ela - meio que uma representação de stalker. Depois de meses pensando sobre o assunto, ele decide - pasmem -, acordar Aurora de sua hibernação para que ela viva com ele na nave, omitindo o que fez, desenvolvendo um afeto e algum tempo depois se envolvendo em um romance (parte importante que o trailer não mostra). 

Diante desse pequeno resumo bastante genérico do início do filme já temos aí um grande problema na relação dos dois: Jim decide por Aurora o rumo do resto de sua vida. No entanto, esse problema fica ainda pior por não ser bem desenvolvido durante o filme, na verdade, num roteiro como esse poderia ter sido explorado um tom mais melancólico e mais dramático que combinaria em número e grau com o cenário e a situação, diferenciando-o do comum, mas não é o que ocorre. Além da falta de exploração desses sentimentos, o filme ainda conta com alívios cômicos, o que quebra a expectativa, dá um conformismo sobre o que ocorreu e desvia o rumo de uma história problemática que poderia ter sido muito bem contornada (e que falha tentando fazer isso no final). Em suma, o filme não surpreende, perde oportunidades em que poderia ter feito isso e ainda constrói um "romance" sobre uma relação problemática que se inicia pelo egoísmo de Jim.

Ainda tratando dos problemas, a ambientação do filme tem tudo para fazê-lo ser diferente dos romances comuns, mas por não haver um bom aproveitamento dos efeitos especiais, ele acaba não sendo tão bem utilizado. Se você já assistiu Interestelar, mesmo que não tenha curtido tanto ou não tenha entendido algumas coisas (como eu - risos), com certeza deve ter se apaixonado pela ambientação e os efeitos dos planetas e do espaço, um parâmetro que acaba sendo adotado e quando aplicado a Passageiros acaba ficando bem abaixo do esperado. 

Enfim, diante de tantos problemas, o que se salva no filme são as boas atuações, principalmente de Jennifer Lawrence, e o modo que o filme mostra a possibilidade da evolução da tecnologia. O filme é uma boa para dar aquela distraída, mas em termos mais específicos, não traz alguma inovação.

Assista ao trailer de Passageiros:



E vocês já assistiram o filme? O que acharam? Conta pra gente nos comentários (espero não ter sido muito dura - risos) 

Comente com o Facebook:

  1. Adorei o seu conteúdo, e aqui e tudo muito lindo você e uma expiração para mim...falando nisso fiz um blog recentemente já pensei em desistir pois não tem muitos resultados mas eu não irei desistir e um dia serei uma blogueira...bjs para você...e se der da uma olhadinha la UmPouquinhoDeTudoQSQ.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo