6.10.17

Vamos falar de: Fake news e a Internet

Com o advento da internet, se estabeleceu uma nova configuração nas interações sociais, baseada na renovação contínua da informação. As pessoas estão, a todo o momento, conectadas, buscando novidades, fazendo compras, pagando contas. Isso é possível porque esse novo canal de comunicação dispõe de tudo o que você precisa, bem na palma da sua mão.

Nessa terra de ninguém, qualquer um pode ter um espaço nas redes para dizer e fazer o que quiser, e é aí onde mora o perigo. Em uma sociedade norteada pelo tempo, conceder um pouco mais de atenção para a natureza e o tipo de informação que se consome (e compartilha) na internet, é algo eventual. Poucas pessoas tem o hábito de verificar se a notícia lida é, de fato, verdadeira. E dessa forma, as Fake News (notícias falsas) ganham ibope, enganando os descuidados.

Alguns casos de Fake News envolvendo celebridades:


1. PABLLO VITTAR

 Em agosto desse ano, a cantora supostamente teria feito uma declaração em seu Twitter que deixou muitos fãs chocados: “Primeiramente, hétero nem é gente.”

Logo depois, a assessoria de imprensa da Pabllo afirmou que tudo não passava de uma fake News. Ainda bem, né?


      2. BRITNEY SPEARS

Em 2001, a BBC teria noticiado a morte de Britney, quando na verdade ela estava beeem viva. O fato é que, o site que divulgou a notícia não era o da BBC, e sim um site parecido. Alguém esqueceu de verificar o site....
     
    
     3. ANITTA

O site gringo “People with Money”, disse que a Anitta tinha uma renda anual de 82 milhões de dólares, sendo uma das cantoras mais bem pagas do mundo. A cantora logo em seguida se pronunciou, achando tudo bem engraçado. "Foi uma notícia falando do meu patrimônio, que no caso, eu não tenho... Mas como era um site gringo, nem fiquei bolada. Achei histórico”, disse ela.

Todo mundo já caiu em alguma notícia falsa rolando na web, por isso deve-se sempre checar a fonte da notícia, verificar se a mesma informação apareceu em outros veículos, e se você ainda estiver na dúvida, é bom esperar um pouquinho antes de sair por aí compartilhando tudo.

Dois casos históricos:

GUERRA DOS MUNDOS

Na véspera do dia das bruxas de 1938, nos Estados Unidos, o ator e diretor Orson Welles fez uma dramatização de uma invasão alienígena na terra (baseado no Guerra dos Mundos), em um programa de rádio da época. Essa transmissão entrou para história por causa da repercussão e os acontecimentos desencadeados por ela.

Muitos ouvintes acreditaram na noticia de que havia naves espaciais sobrevoando o céu e que os alienígenas estavam invadindo a cidade, há relatos de nova-iorquinos que deixaram suas casas e foram para as montanhas, pessoas correndo, fugindo. No dia seguinte, jornais do mundo todo noticiavam o acontecido, e durante muito tempo Orson Welles e a rádio foram alvos de ações na justiça.


ESCOLA BASE

Em 1994, a Escola Base na capital paulista, foi alvo de acusações de abuso sexual contra alunos de quatro anos. Os donos foram acusados de cometerem o crime, porém, o inquérito foi arquivado por falta de provas.

O fato é que jornalistas reproduziram informações erradas cedidas pela policia. A história repercutiu nos maiores veículos do país, causando o fechamento da escola. E mais tarde, rendeu um livro reportagem, "Caso Escola Base: os abusos da imprensa" de Alex ribeiro.


Todo mundo já caiu em alguma notícia falsa rolando na web, por isso deve-se sempre checar a fonte da notícia, verificar se a mesma informação apareceu em outros veículos, e se você ainda estiver na dúvida, é bom esperar um pouquinho antes de sair por aí compartilhando tudo. Precisamos usar as redes com mais responsabilidade, não é?



  Me acompanhe nas redes sociais! 




Comente com o Facebook:

Comente

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Desejo Adolescente - 2016. Todos os direitos reservados. Design e programação: Folks Creative Studio. imagem-logo